• Plastica e Forma

Benefícios do Açafrão-da-Terra. Aprenda como consumir essa maravilha.


A cúrcuma, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico é uma espécie de raiz com propriedades medicinais. Normalmente é usada em forma de pó para temperar carnes ou legumes especialmente na Índia e países do oriente.

“Além de ter um grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até reduzir o colesterol alto.” Afirma a médica nutróloga Dra. Marianna Magri.

A cúrcuma é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja.

As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:

Melhorar a digestão;

Ajudar na perda de peso;

Combater resfriados e gripes;

Evitar crises de asma;

Desintoxicar e tratar problemas de fígado;

Regular a flora intestinal;

Regular colesterol;

Combate ao câncer;

Alivia torções;

Favorece a saúde oral;

Estimular o sistema imune;

Termogênica;

Tem ação antidepressiva;

Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase;

Melhorar a resposta anti-inflamatória natural;

Reduz os sintomas da TPM;

Aumenta a libido.

Como usar


A parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz, para temperar comidas, mas também pode ser consumida na forma de cápsulas, as suas folhas podem ainda ser utilizadas na preparação de alguns chás.

Infusão de cúrcuma: Colocar 1 colher de chá de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois de amornar, beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições;

Cápsulas de cúrcuma: geralmente a dosagem recomendada é de 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia, no entanto, a dosagem pode variar de acordo com o problema a tratar;

Gel de cúrcuma: Misturar uma colher de sopa de babosa com o pó de cúrcuma e aplicar sobre as inflamações da pele, como psoríase.

Para melhorar a absorção de antioxidantes da raiz, a cúrcuma pode ser consumida junto com óleos, como azeite, óleo de coco ou de abacate, por exemplo.

Quem não deve usar

A Dra. Marianna Magri orienta que apesar de ter vários benefícios para saúde a cúrcuma é contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. A cúrcuma na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.


Poderes do açafrão-da-terra

A cúrcuma é cheia de nutrientes, como vitaminas C e B6. Ou seja, importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais, especialmente o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames.

Além disso, tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol) e cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e conta com doses de proteína e fibras.

Todo e qualquer produto, medicamento, chás, especiarias deve ser ingerido somente após orientação de um profissional. Orienta a Dra. Marianna Magri.

Marianna Magri dá uma dica de vitamina para ingestão do açafrão no dia a dia:

250 ml (2 xícaras) de leite de coco ou leite de amêndoas ou leite de castanha de caju ou leite de aveia.

1 colher de chá açafrão ou cúrcuma (bem rasa).

1 pitada de pimenta Preta (moída na hora)

¼ de chá de canela em pó (somente a ponta)

Adoçar com stévia a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no fogo médio para ferver.

Bebida reconfortante.

Mais Sobre Marianna Magri Real:

CRM SP 183275 / RQE 95202

Médica Ecografista titulada pela Associação Médica Brasileira e Colégio Brasileiro de Radiologia

Médica Nutróloga - Formação Hospital Albert Einstein

Food and Health (Stanford)

Marianna é médica, Paranaense, atuando no mercado de saúde em São Paulo há mais de cinco anos, sempre foi uma entusiasta da culinária e alimentação saudável. Estuda sobre o tema, há mais de 20 anos, desde a sua infância.

Hoje é referência em diagnóstico por imagem e emagrecimento, com mais de 8 mil horas de atendimento, com cases de sucesso quando o assunto é emagrecimento avançado. Atuou com renomados nutrologistas do Brasil e do exterior, com os quais adquiriu enorme conhecimento e experiência clínica, principalmente nas áreas de diagnóstico por imagem, nutrologia, emagrecimento, acompanhamento de pacientes pré e pós cirúrgico (bariátrica) transformando vidas, com ênfase na medicina personalizada.