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Inverno, tempo de cuidar da imunidade.


O sistema imunológico é o sistema responsável por desencadear o processo de defesa e manter assim, o equilíbrio e bom funcionamento do organismo.

  • O que é imunidade?

Imunidade são os mecanismos utilizados pelo organismo como uma resposta contra substâncias estranhas presentes no corpo. Ela é desencadeada pelo sistema imune, que atua pela ação de células de defesa e pela produção de anticorpos, que agirão contra determinados antígenos.

Além de proteger, evitando o surgimento de doenças, a imunidade pode impedir que uma doença evolua e atua na identificação e/ou na destruição de células estranhas, danificadas ou mutantes.

  • Classificações da imunidade

Inata: o indivíduo já nasce com ela e está presente em indivíduos saudáveis. Ela atua de forma rápida, evitando a entrada de microrganismos e combatendo os que conseguem entrar nos tecidos do hospedeiro.

Adquirida: ocorre após contato com um agente invasor, por exemplo, vírus e bactérias, e é específica contra esse agente. Após o contato, ocorre uma série de eventos que desencadeiam a ativação de determinadas células, bem como a síntese de proteínas.

Ela também pode ser classificada como ativa, passiva e adotiva

  • Ativa: após a exposição a determinado microrganismo ou toxina produzida por ele, o corpo busca maneiras de combatê-lo. Esse tipo de imunidade é adquirida pelo organismo por uma doença ou pela vacinação, apresentando, assim, uma “memória”;

  • Passiva: o indivíduo receberá os anticorpos já prontos para combater determinados antígenos. Esse tipo de imunização pode acontecer pela transferência de anticorpos da mãe para o feto ou pela administração de anticorpos, via soro, no doente.

  • Transferência adotiva: ocorre pela transferência de células do sistema imune, por exemplo, via transfusão sanguínea.

O sistema imune é constituído por células conhecidas como glóbulos brancos, tecidos hematopoiéticos e órgãos atuantes na defesa do organismo.

Como melhorar a imunidade?

  • Consuma Mais vitaminas Naturais

Uma nutrição inadequada pode interferir na modulação das respostas imunes no organismo. Diante disso, é importante que se tenha uma alimentação rica em vitaminas, ingerindo sempre frutas e verduras. Alimentos ricos em cobre, magnésio e zinco também são importantes para a imunidade e estão presentes, por exemplo, em ovos, frutos do mar, castanhas, nozes, amêndoas, fígado, banana e espinafre.

  • Tome um pouco de Sol todos os dias

Principal fonte de vitamina D, é aconselhável ficar um tempo ao sol diariamente, sem protetor solar, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas. Essa vitamina é fundamental para o fortalecimento dos ossos e das defesas do sistema imunológico.

  • Beba bastante água

Hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo, principalmente das células de defesa. Beber, no mínimo, dois litros de água mineral ou filtrada todos os dias é suficiente para fortalecer a imunidade.

  • Pratique exercícios físicos

Eles reduzem o estresse e aumentam a produção de anticorpos no organismo. Mesmo dentro de casa é possível fazer 30 minutos diários de alguma atividade física, utilizando materiais simples, como corda ou cadeira ou, até mesmo, o próprio corpo.

Como você viu, fortalecer a imunidade do nosso corpo não é difícil, basta ter bons hábitos diários e cuidar bem de sua alimentação. Sempre que necessário procure ajuda especializada, que, além dos hábitos mencionados, irá auxiliar na criação de hábitos individuais para sua necessidade de reposição.

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