top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Pizza pode? Com algumas mudanças, sim.

Atualizado: 7 de nov. de 2023


Há algo na pizza que a torna o alimento perfeito. Não está com vontade de cozinhar à noite? Pizza. Precisa de uma comida que adultos e crianças vão adorar? Pizza. Comemorar um aniversário? Pizza.


A pizza, um alimento feito com massa, molho de tomate, queijo e várias coberturas, começou na Itália no final dos anos 1700, de acordo com o History.com . Desde então, tornou-se amada por milhões de pessoas em todo o mundo.

Mas claro que devemos ter cuidado com alguns ingredientes, principalmente a massa, embutidos e gorduras. Algumas pequenas mudanças farão toda a diferença na composição da preparação, sem alterar o sabor deliciosamente gostoso e típico do prato.


Veja algumas sugestões da nutricionista Adriana Stavro:


1. Peça massa fina em vez de tradicional. Evitar massa grossa diminui calorias e carboidratos.


2. Remova um pouco de gordura. Muitas coberturas usam queijos que liberam bastante óleo quando a pizza é assada.

Mozzarella de búfala é uma delícia e tem menos gordura e mais proteína. Prove!!!


3. Coma em um prato menor. Comer em pratos menores faz o cérebro pensar que você comeu mais, dando a sensação de rápida saciedade. (Experimente isso quando estiver em casa).


4. Corte as fatias menores. Funciona da mesma forma que comer em um prato menor (pode pedir para cortarem em fatias menores na pizzaria).


5. Evite bordas recheadas. Evite queijo extra, molhos cremosos e bordas recheadas, para diminuir a quantidade de gordura.


6. Adicione vegetais. Esta é a oportunidade perfeita para colocar e aumentar a ingestão de nutrientes. Tomates, cebolas, pimentões, azeitonas, abobrinhas, brócolis, cogumelos e berinjelas são boas escolhas.


7. Peça com menos queijo. Se é possível pedir o dobro da porção de queijo, é possível pedir por meia porção de queijo. Isso diminuirá a gordura saturada.


8. Sempre que possível escolha a massa integral.


9. Alterações que poder serem feitas se estiver preparando pizza em casa:

Use farinha de trigo integral. A farinha branca é refinada, o que significa que o trigo teve sua casca removida, deixando apenas o amido. Nossos corpos rapidamente transformam isso em açúcar. Mas se usar farinha de trigo integral, um carboidrato complexo, você obtém todos os nutrientes e vai deixá-lo satisfeito por mais tempo.


10. Faça o seu próprio molho de tomate. Os molhos prontos costumam ter muito açúcar. Faça o seu usando tomates frescos. Adicione cebola, alho, cenoura para um molho mais nutritivo.


11. Use verduras como cobertura. Espinafre, couve, acelga, rúcula, abobrinha, tomate, espinafre e berinjela são algumas sugestões


12. Substitua a mozzarella tradicional pela de búfala. Tem menos gordura e mais proteína.

Adriana Stavro (CRN- 43576), formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein. Pós graduanda em Nutrição Clinica Funcional pela VP consultoria, pós graduanda em Fitoterapia pela Course4U.


Instagram: @nutriadrianastavro

bottom of page