top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Comece 2022 com a saúde mental em dia.



O começo de um novo ano desperta em nós um espírito de renovação, sensação de recomeço, oportunidade de fazer novos planos e metas. Pensando nisso em 2014 foi criado o movimento Janeiro Branco, mês voltado para atenção à saúde mental.


A cor branca representa uma folha em branco em que as pessoas poderão escrever uma nova história, expressar suas emoções e tornarem-se protagonistas de sua própria história.


Hoje mais do que nunca o movimento Janeiro Branco torna-se necessário devido às consequências físicas e emocionais resultantes da pandemia do novo corona vírus.

Vivemos em uma sociedade que busca de todas as formas sufocar as emoções e prega o discurso que entende questões emocionais como sinônimo de fraqueza.


Porém, chegamos ao ponto que os problemas emocionais estão cada vez mais somatizados gerando doenças como depressão, ansiedade e síndromes que comprometem a vida profissional como, a Síndrome de Bournout que gera sentimento de exaustão e incapacidade diante do trabalho.


No final do século XIX, o médico psiquiatra e psicanalista Sigmund Freud antecipou essa questão afirmando que quando nos calamos sufocamos nossas emoções e esses silêncios tornam-se toxinas emocionais que com o tempo tornam-se dores físicas ou psíquicas.


Diante disso, o Janeiro Branco ganha força e estimula a sociedade a procurar formas de cuidar da saúde mental, quebrando preconceitos e ressaltando a importância de cuidados que visem a conquista de uma saúde plena que englobe o físico, o emocional e o espiritual.


Para você manter sua saúde mental em dia listamos 7 dicas.

Anote aí e coloque em prática:

  1. Faça terapia regularmente;

  2. Desenvolva suas crenças positivas

  3. Priorize o sono

  4. Pratique atividades físicas

  5. Busque uma dieta balanceada e hidrate-se

  6. Valorize o tempo de qualidade com pessoas queridas e amigos

  7. Inclua o lazer em sua rotina e passeios ao ar livre

Texto de Jessé Cardoso

Psicanalista Clínico e mestrando em Educação.

Para mais dicas siga: @psi_jessecardoso no instagram.


bottom of page