top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

9 receitas caseiras, nutritivas e que combinam com o inverno.

Atualizado: 7 de nov. de 2023

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina pratos fáceis de preparar

Canjica saudável


Ingredientes:

250g de canjica branca

50g de coco ralado

3 colheres de sopa de açúcar mascavo

2 colheres de sopa de biomassa de banana verde

200ml de leite de coco

400ml de água

750ml de leite semidesnatado

4 ramos de canela

Canela em pó a gosto

1 pitada de sal

Modo de preparo:

Deixe a canjica de molho por algumas horas. Coloque os grãos em uma panela de pressão com o leite, a água, a biomassa de banana verde e o açúcar mascavo. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Quando o conteúdo da panela estiver frio, acrescente o coco ralado, o leite de coco, a canela e a pitada de sal. Mexa tudo e leve novamente ao fogo, desta vez sem pressão. Assim que a mistura ficar bem cremosa, tire do fogo, coloque em uma travessa e polvilhe canela em pó.



Canjica salgada


Ingredientes:

1 cebola picada

2 dentes de alho ralados

1 pote de 200g de queijo cremoso

1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado

900g de milho de canjica cozido

Azeite de oliva

Modo de preparo:

Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. Diminua o fogo e acrescente o queijo cremoso e cozinhe, em fogo baixo, até ele derreter e formar um molho de queijo. Retire do fogo e misture bem com o queijo parmesão e o milho de canjica cozido. Passe para um refratário untado e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos.


Curau simples


Ingredientes:

4 espigas de milho

500ml de leite integral

1 xícara de chá de açúcar

Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Rale as espigas e bata o milho no liquidificador com o leite. Passe o conteúdo pela peneira até que fique bem coado. Leve ao fogo e acrescente o açúcar. Mexa bem até que se forme um creme consistente. Coloque em taças e polvilhe canela.



Pamonha de assadeira


Ingredientes:

4 espigas de milho grandes

1 xícara de chá de leite

1 xícara de chá de açúcar

3 colheres de sopa bem cheias de queijo ralado

Modo de preparo:

Rale o milho e bata no liquidificador com os demais ingredientes até desmanchar os grãos. Unte uma forma média de anel com manteiga e polvilhe com açúcar. Coloque a massa, cubra com papel alumínio e leve ao forno brando por 30 minutos ou até que a massa fique cozida (teste do palito).



Arroz doce com coco


Ingredientes:

2 xícaras de chá de arroz

800ml de leite integral

2 xícaras de chá de açúcar

100g de coco seco ralado

2 colheres de sopa de cravo-da-índia

Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe bem o arroz. Adicione o leite, os cravos e o açúcar, e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Acrescente o coco ralado e mexa bem. Se quiser uma preparação mais consistente, deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. Coloque em um refratário ou em taças individuais e polvilhe canela em pó a gosto.



Paçoca funcional


Ingredientes:

1 xícara de chá de amendoim

3 colheres de sopa de aveia fina

1 colher de chá de canela em pó

5 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:

Torre o amendoim. Em seguida, leve ao liquidificador e adicione o mel. Bata na potência baixa até que se transforme em uma pasta. Misture a pasta com a aveia e canela e modele em formato de paçoca.



Pé de moleque


Ingredientes:

2 colheres de sopa de açúcar (preferir mascavo)

1 colher de sopa de água

1 colher de sopa de mel

1 xícara de chá de amendoim torrado

1 pitada de canela

Manteiga para untar

Modo de preparo:

Cozinhe, em fogo baixo, o açúcar e a água. Mexa até dar ponto de “fio”. Acrescente o mel, o amendoim e a canela. Misture tudo, coloque em uma forma pequena untada com manteiga, aperte bem. Deixe esfriar, corte e sirva.



Bombom de pinhão


Ingredientes:

150g de pinhão

100g de chocolate amargo (70% cacau)

Modo de preparo:

Cozinhe o pinhão na panela de pressão até ficar bem macio (cerca de 30 minutos). Deixe esfriar e descasque um a um. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Passe os pinhões descascados no chocolate derretido e leve ao freezer por 10 minutos.



Farofa de pinhão


Ingredientes:

1 ½ xícara de chá de pinhões cozidos, descascados e picados

1 xícara de chá de farinha de mandioca

1 xícara de chá de cenoura ralada

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola picadinha

Sal, cheiro verde e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente os demais ingredientes e mexa bem. Deixe o cheiro verde por último.


SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.









Comentarios


bottom of page