top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Você sabe o que é DTM? Conheça seus sintomas e tratamento.


DTM é a abreviação para Desordens Temporo Mandibulares, que são os problemas que afetam a região da articulação próximo da ouvido (ATM) e a face.

A DTM acomete uma significativa parte da população (segundo alguns estudos cerca de 25%)1 e seus principais sintomas são: dor de cabeça (pode ser causada pela DTM e a característica é uma dor em aperto e que tende a melhorar quando a pessoa relaxa), além disto a DTM também pode agravar a intensidade e a frequência de outros tipos de cefaléia, caso da enxaqueca. Pacientes com essa desordem podem apresentar ainda dores no pescoço, no ouvido e na face; dificuldade para abrir e fechar a boca e também ouvir barulhos ao fazer esse movimento.

O diagnóstico é feito pelo cirurgião-dentista e a principal forma de diagnosticar o problema é por meio de uma anamnese e exames clínicos, como palpação da musculatura e da articulação e detecção de ruídos.

O tratamento

O tratamento está baseado em controle (não é possível falar em cura, mas em alta do paciente). Entre as técnicas de tratamento mais utilizados destacamos: termoterapia, TENS, fisioterapia, placa de mordida, agulhamento seco etc.

Cuidados especiais

Quem tem dor crônica precisa evitar tudo que sobrecarregue a musculatura e a articulação mandibular. Por isso, procure não apertar os dentes durante o dia; tente não dormir de bruços, já que isso pode estirar os músculos da mandíbula e do pescoço; evite comer alimentos muitos duros; e mantenha a boa postura de cabeça, pescoço e costas, pois isso ajudará a relaxar os músculos do sistema mastigatório.

Dr. Nelson Alves Dall`Oca

Cirurgião-dentista

CRO SP 46.586

Visite nosso site: www.whitesmile.com.br

MAIS INFORMAÇÕES: (11) 5543-7409 - (11) 94758-9078

.

#dentista #odonto #lentes#odontologia #dentista#odontologiaestetica #lentesdentais#lentesdecontatodentais #facetas#faceta #odontoporamor #sorriso#sorrisonovo #whitesmile

Assessing Prevalence of Temporomandibular Disorders among University Students: A Questionnaire Study J Int Soc Prev Community Dent. 2017 Jun; 7(Suppl 1): S24–S29.

bottom of page