top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

O potencial terapêutico dos chás para tratar insônia.


A insônia é uma condição de quantidade e ou qualidade insatisfatória do sono, que persiste por um período considerável, incluindo dificuldade em adormecer, em permanecer dormindo e despertar precoce.


O sono é uma das necessidades humanas mais básicas e qualquer alteração em seu curso natural pode causar problemas de saúde, pois ele tem papel importante na restauração da energia cerebral, saúde física e mental culminando em uma sensação de bem-estar diurno.


Estudos mostraram que dormir o suficiente tem um risco menor de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.


A desordem da estrutura do sono, mesmo em uma única semana, expõe as pessoas ao risco de doenças, especialmente hipertensão, distúrbios endócrinos, especialmente diabetese problemas imunológicos. A continuação do sono anormal (insônia crônica) leva a distúrbios cognitivos-comportamentais, redução do pensamento criativo, menor aprendizado, déficit de memória, dificuldade de tomada de decisões e menor interação social.


Segundo a nutricionista Adriana Stavro, causas mais comuns de insônia incluem dor, uso de medicamentos, estresse, ansiedade e depressão. Ansiedade, estresse, depressão e insônia costumam exacerbar-se mutuamente. Pessoas com insônia podem sentir mais ansiedade, estresse, depressão por não dormir, e não dormir por sentir ansiedade, estresse, depressão. Sem contar que a falta de sono pode levar a sentimentos intensificados de nervosismo, irritabilidade e inquietação.


Lembre-se, que um bom sono começa com boas práticas e hábitos de vida diários. Evitar café, alguns tipos de chá (preto, verde) e chocolate por conter cafeína após as 14h00, assim como álcool à noite, já que as desvantagens incluem ir ao banheiro e interrupções nos estágios mais profundos do sono, é importante. No entanto, para alguns, isso não é suficiente. Por isso se você precisar de uma ajudinha extra, considere estas 5 ervas terapêuticas para ajudar a melhorar a qualidade do sono.


CAMOMILA é uma erva suave, que tem sido amplamente utilizada para tratar problemas, incluindo insônia, depressão, estresse e ansiedade. Ela é rica em apigenina, um composto químico com efeito tranquilizante, uma vez que se liga aos receptores GABA no cérebro. É possível usá-la de algumas maneiras:


• Flores de camomila secas para fazer chá em infusão

• Saquinhos de chá preparados e vendidos

• Óleo essencial

• Tintura


VALERIANA (Valeriana officinalis) - tem sido utilizado como um tratamento natural para ajudar a melhorar o sono, promover relaxamento e reduzir a ansiedade. A raiz de valeriana contém vários compostos que incluem ácido valerênico, ácido isovalérico e os antioxidantes hesperidina e linarina, que parecem ter propriedades sedativas e estimulantes do sono. Estes ativos também têm recebido atenção por sua interação com o ácido gama-aminobutírico (GABA), um mensageiro químico que ajuda a regular os impulsos nervosos no cérebro.


PASSIFLORA - também conhecida como Passiflora Incarnata, é um sedativo à base de plantas, utilizado para o tratamento da ansiedade e popular auxiliar nos distúrbios do sono. Estudos sugerem que o chá atua aumentando o ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. GABA é um aminoácido que reduz a atividade no sistema nervoso central. Isso resulta em relaxamento, melhora do humor e do sono, diminui ansiedade, depressão e estresse.


LAVANDA - Poucas pessoas sabem que podem beber um chá de lavanda, para uma rotina noturna mais relaxante com efeito benéfico na insônia e depressão


Você pode usar lavanda das seguintes maneiras:

• Coloque algumas gotas de óleo essencial a um difusor em seu quarto

• Massageie óleo essencial na testa, mãos e em volta do nariz

• Coloque algumas gotas de óleo essencial em seu travesseiro

• use lavanda seca para fazer chá


Erva-cidreira - Também conhecida como Melissa officinalis, é um membro da família da hortelã e tem um cheiro ligeiramente adocicado e cítrico. As formas mais comuns da erva são o chá e o óleo essencial. Historicamente tem sido usada como um medicamento antiviral, antibacteriano e para alívio dos sintomas de ansiedade, depressão, insônia, melhora dohumor, função cognitiva e da qualidade do sono.


Preparo do Chá

Ingredientes

• 1 colher de sopa da erva (em média 5g) ou um saquinho de chá

• 1 xícara (250ml) de água quente

Preparo:

Esquente a água até formar pequenas bolhas (o ideal é não ferver). Coloque a erva, feche a caneca e aguarde 10 minutos. Coe ou retire o saquinho da água. Beba em seguida.

Dosagem: Beba uma xícara (250ml) a noite 30 minutos antes de deitar-se.

Adriana Stavro (CRN- 43576), formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein. Pós graduanda em Nutrição Clinica Funcional pela VP consultoria, pós graduanda em Fitoterapia pela Course4U.


Instagram: @nutriadrianastavro



bottom of page