top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Conheça Raquel Umb, criadora da autodrenagem que se tornou febre entre celebridades.


(Foto: Reprodução Instagram)


A especialista atende nomes como Bruna Griphao, Fernanda Gentil, Kéfera e Thiago Martins.


Desde quando o mundo virou de cabeça para baixo em consequência do COVID-19, muitos profissionais perderam seu ambiente laboral, principalmente os do campo da estética que obviamente necessitam de um contato físico e íntimo muito maior para realizar as devidas atividades. A massagista Raquel Umb claramente afetada pela quarentena criou a técnica da automassagem e explica como foi esse processo.


Para começar, Raquel conta um pouco da sua trajetória na área e em que momento da sua vida decidiu se especializar em drenagem.


“Sou cliente de drenagem desde os 19 anos, então a drenagem sempre esteve presente na minha rotina de cuidados com saúde e bem-estar.

Entre 2017 e 2018, tive um despertar para seguir um novo caminho. Já não via mais sentido no mercado financeiro, e iniciei um processo de autoconhecimento para estudar minhas motivações, avaliar o que de fato daria sentido a minha jornada.


Eu sempre soube que desde pequena gostaria de ajudar o máximo de pessoas ao longo da vida, mas não sabia como... numa dessas análises, me lembrei que quando era criança, fazia massagem nos meus familiares.

Logo pensei: Posso ajudar as pessoas levando mais saúde, bem-estar e autoestima através das minhas mãos? Acredito que sim! E assim, me joguei no mundão.”

(Foto: Divulgação)


A especialista aproveita para expor a dificuldade de entrar no mercado da estética e qual é o seu diferencial.


“Por ter feito transição de carreira, sofri um pouco de preconceito, comecei fazendo um curso na área para realizar os atendimentos e divulguei no Instagram. Graças a Deus e a minha clientela, cresci rápido e acredito que o diferencial para este crescimento foi tratar cada cliente sendo único. Meus ouvidos estão sempre muito atentos a elas, a cada sessão entendo os objetivos, sintomas, rotina... proporcionando um atendimento personalizado.”


Questionada sobre seu percurso até aqui, a criadora da Automassagem desabafa:


“Foi e é uma trajetória gratificante, mas de muito trabalho. Nos bastidores é que tudo acontece! Durmo em média 5 horas, trabalho 14 horas por dia e não paro (risos). É uma rotina puxada, só que muito recompensadora, ouço constantemente após as sessões: “nossa precisava muito dessa massagem”, “realmente você melhorou meu dia”, e por aí vai, é o que dá sentido a tudo!” conta ela.


Raquel Umb abre o jogo e conta com exclusividade como foi a criação da técnica da Autodrenagem:


“Foi muito natural! Como disse, a drenagem está presente na minha vida desde cedo e com essa rotina puxada, não conseguia conciliar a minha agenda com a da minha massagista. Então decidi dar “um jeito”, comecei a testar alguns movimentos e ver se funcionava... e funcionou! Quando foi decretado o primeiro lockdown, fiquei 60 dias sem atender, me preocupei com as minhas clientes que não teriam atendimento. Comecei a compartilhar as massagens no Instagram, em vídeos autoexplicativos, bem didático mesmo.”

(Foto: Reprodução Instagram)


“A princípio, muita gente duvidou se daria certo, as pessoas começaram a fazer as automassagens e ver os resultados, me enviam fotos para ver a diferença de antes e depois. Acho incrível” Considerada a massagista de confiança de diversas celebridades, Raquel finaliza a entrevista contando quais famosos atende e como se sente com essa visibilidade. “Já atendi e atendo constantemente famosos como Bruna Griphao, Carol Sampaio, Dupla Carioca, Edmundo, Fernanda Gentil, Kéfera, Lapa Team, Natália Guitler, Sheron Menezzes, Thiago Martins e por aí vai. Sei que isso reflete no meu trabalho e dá mais visibilidade, me sinto honrada em atender cada uma delas, assim como todas as minhas clientes.Quando você escolhe uma profissional, precisa confiar no seu trabalho e também, a energia precisa fluir, pois terá contato com aquela pessoa toda semana. No início, eu mandava mensagem no Instagram, na cara e na coragem! Deu certo! Hoje em dia, atendo através de indicação ou a própria pessoa me procura para conhecer meu trabalho.”


Raquel Umb - @raquel.umb

Thiago Martins - @tgmartins

Fernanda Gentil - @gentilfernanda


bottom of page