top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Demi Moore perdeu dentes da frente devido a estresse


Recentemente a atriz Demi Moore(sucesso nos anos 90) , declarou que perdeu os dentes, devido ao estresse. Segundo a atriz de Hollywood, depois do coração, o estresse é um dos principais assassinos nos EUA.

Demi Moore no ‘Tonight Show’, de Jimmy Fallon (NBC/Divulgação)

Este mal da vida moderna chamado estresse, que no âmbito odontológico, leva muitos pacientes a apertarem e/ou rangerem seus dentes deve ser tratado para evitar a perda dos mesmos. O estresse é um dos principais causadores do briquismo e do apertamento. Existe uma diferença entre o briquismo (chamado também de bruxismo) e o apertamento: o briquismo é o ato de ranger os dentes e normalmente o cônjuge relata barulhos à noite . Já o apertamento pode não fazer barulhos, mas dá sinais muito parecidos com o briquismo como cansaço muscular facial, dores de cabeça (podendo irradiar até os ombros), dores na articulação, próxima do ouvido (ATM), dentes lascados ou fraturados e dores nos dentes sem causas aparentes, podendo ocorrer também durante o dia ou enquanto o paciente tem momentos de tensão (ao jogar um video-game, por exemplo).

O tratamento do briquismo e do apertamento pode envolver o uso de placas para evitar as fraturas dentais, além de tratamento ortodôntico (aparelhos) e colocação de próteses e implantes procurando equilibrar a oclusão (mordida) e aplicação de Botox. É importante nestes casos um tratamento envolvendo as causas do estresse e suas consequências, evitando uma possível perda de um dente por fraturas.

Dr. Nelson Alves Dall’Oca

CRO SP 46.586

www.whitesmile.com.br

bottom of page