top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

É tempo de bacalhau! Quatro receitas para fazer em casa.

Atualizado: 7 de nov.


Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina técnica de dessalgue e como preparar o peixe que é tradição na Páscoa.


Páscoa chegando e o bacalhau ganha destaque no cardápio. Fonte importante de proteínas, minerais e gorduras boas, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, lembra que o peixe agrega alto valor nutricional às refeições. Ela explica que independentemente da forma de preparo, o bacalhau não perde seus nutrientes. “Podemos cozinhar, assar, grelhar, usar na forma de recheios, desfiado, e, em todas essas técnicas de preparo, aproveitar muito bem os nutrientes”.

A combinação com bons azeites, azeitona preta, salsinha e legumes na manteiga ajuda a deixar a preparação do peixe mais saborosa e, para garantir que o prato fique perfeito, o dessalgue merece atenção. A nutricionista ensina a técnica. “Em um recipiente, devemos imergir o peixe em água potável e manter na geladeira para evitar o crescimento de bactérias. O ideal é que o dessalgue dure 24 horas, com troca da água a cada 4 a 6 horas, sempre mantendo sob refrigeração. Se forem pedaços grandes, pode ser necessário mais tempo para que ocorra dessalga suficiente”.

Renata diz que para compor um prato balanceado, é importante incluir fontes de carboidrato, vitaminas e minerais. “O carboidrato pode vir do arroz, de uma massa, mas o bacalhau combina muito bem com batata e mandioquinha”. As vitaminas e minerais, orienta a especialista, ficam por conta dos vegetais, que, inclusive, podem ser preparados junto com o bacalhau. “Nas preparações assadas, os legumes podem ser preparados assados também. Cenoura e brócolis cozidos com um pouco de manteiga, sal e sálvia são excelentes acompanhamentos”.

Já a textura do peixe vai depender do objetivo da preparação. “Quando preparamos assado, pode ser interessante cobrir a assadeira para que o bacalhau não fique ressecado”, ensina.

A nutricionista dá dicas de quatro receitas em que o bacalhau pode ser usado com as várias técnicas de preparo tanto em pratos mais frescos quanto mais quentes e petiscos.

Além disso, é possível acessar essas e outras receitas em Link.


Escondidinho de bacalhau

Ingredientes:

1kg de batata inglesa

1 colher de sopa de manteiga

100g de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de cebola ralada

Sal a gosto

½ kg de Obacalhau desfiado e dessalgado

1 tomate picado em cubinhos

1 cebola média ralada

2 dentes de alho amassados

½ xícara de chá de azeitonas pretas picadas

4 colheres de sopa de azeite

4 colheres de sopa de cheiro-verde picado

Sal a gosto

Modo de preparo:

Aqueça a manteiga e refogue a cebola. Cozinhe e amasse as batatas, e acrescente ao refogado. Acerte o sal e reserve. Acrescente o bacalhau e refogue. Acrescente o cheiro-verde picado, as azeitonas e o tomate. Acerte o sal.

Montagem:

Em um refratário, coloque uma camada do bacalhau e cubra com uma camada grossa do purê. Acrescente o queijo parmesão ralado por cima. Leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos e sirva em seguida.

*Opção para intolerantes à lactose: a manteiga pode ser substituída por Azeite Oba Bem Querer e o queijo ralado, por levedura nutricional.


Bolinho de bacalhau

Ingredientes:

1 xícara de chá de Obacalhau dessalgado e desfiado

1 colher de azeite

2 dentes de alho amassados

2 colheres de sopa de cebola ralada

2 colheres de sopa de cheiro-verde picado

2 batatas médias cozidas e amassadas

1 ovo

6 colheres de sopa de farinha de rosca

Sal a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente os demais ingredientes, misturando delicadamente até formar uma massa homogênea. Acerte o sal e modele no formato desejado. Frite em óleo preaquecido ou asse em forno preaquecido e sirva em seguida.

*O bolinho feito no forno será fonte de menos calorias quando comparado à versão frita em óleo.


Bacalhau com espinafre

Ingredientes:

500g de lombo de Obacalhau dessalgado

Azeite e vinagre de maçã a gosto

200g de shitake fatiado

5 dentes de alho amassados

2 xícaras de chá de folhas de espinafre

4 batatas inglesas

Modo de preparo:

Corte as batatas e as cebolas em rodelas. Cubra o fundo de um refratário com as batatas e em seguida com a cebola. Acomode o lombo de bacalhau em seguida. Regue com azeite e sal e leve para assar. Aqueça um pouco de azeite em uma panela e doure o alho. Acrescente o shitake e refogue bem. Acrescente o espinafre e desligue o fogo. Acerte o sal. Sirva o bacalhau assado com o refogado de espinafre e cogumelos ainda quente.


Salada de bacalhau com grão-de-bico

Ingredientes:

1 xícara de chá de salada de bacalhau pronta

1 xícara de chá de grão-de-bico cozido

2 colheres de sopa de cheiro-verde

Sal a gosto

Modo de preparo:

Misture tudo e sirva gelado. Ótimo para acompanhar legumes cozidos no vapor.


SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.


Oba Hortifruti - Instagram - obahortifruti

Renata Guirau - Instagram - renataguirau.nutri

bottom of page