top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Piercing e jóias nos dentes. Saiba o que os acessórios dentais afetam na saúde Bucal.


Os piercings e as jóias nos dentes já foram tendências em décadas passadas, porém agora está voltando com força total. Essa moda ganha cada vez mais adeptos entre jovens e adultos que buscam trazer um visual diferenciado para o sorriso. Celebridades e blogueiros também estão aderindo à tendência.

Um brilho no sorriso pode parecer legal e estiloso, mas será que esses acessórios para os dentes são seguros ou trazem algum problema? A cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde esclarece algumas dúvidas sobre essas questões.


Apesar da palavra piercing em inglês significar “perfuração”, o piercing dental é colado no dente, pode ser colado temporariamente ou fixado com um cimento especial para um efeito mais duradouro, mas que também pode ser removivel. “ O piercing é simplesmente colado no esmalte do dente e não dói. Porém, depois de colocar o acessório no esmalte, você estará mudando permanentemente a superfície do seu dente.” explica a Dentista Antenada.


As joias dentais, as famosas “Grillz”, são estruturas de metal, geralmente feitas de ouro, prata ou de platina, fixada aos dentes com um silicone. Diversos artistas como Madonna, Rihanna, Katy Perry, Beyoncé, Kim Kardashian, tem inspirado adeptos do mundo todo. Porém o uso desse acessório preocupa alguns especialistas e a Dra. Bruna Conde alerta: “Enfeitar o sorriso sem o aval do dentista pode causar danos à sua saúde bucal, como o desgaste e até mesmo a fratura dos dentes.” comenta a especialista em saúde bucal. “As jóias dentais em contato com os dentes da arcada oposta, além de fraturas e desgastes, podem causar retração das gengivas, o que gera sensibilidade e até mesmo interferir na fala. Caso não estejam bem adaptados e não seja planejado e colocado por um dentista especialista.” completa a Dra. Bruna, Dentista Antenada.

Sobre os piercings dentais, a Dra. Bruna Conde esclarece que, como qualquer outro piercing oral, existem alguns riscos associados ao dental. “Somente quem tem bons hábitos de higiene bucal e tem a boca saudável deve considerar a possibilidadede colocar piercing no dente.” relata a Dentista Antenada. “Alguns riscos existentes do piercing e das jóias dentais, são partículas ou restos de alimentos presos, acúmulo de placa bacteriana na pedrinha ou na jóia, danos ao esmalte do dente, dentes lascados, possível irritação na gengiva e nas bochechas por alergia ao metal e desgastes permanentes ao esmalte do dente.” completa a Dra. Bruna Conde, especialista em saúde bucal e periodontal. Vale levar em consideração, se estiver analisando colocar algum desses acessórios, “é importante que a colocação seja em um ambiente limpo e estéril, e que seja feita por um profissional dentista que tenha avaliado seu caso de saúde bucal. A colocação feita por um especialista odontológico irá garantir a fixação adequada para que não solte da boca enquanto você dorme, e nem gere desgastes desnecessário, má colocação e quebra dos seus dentes.” finaliza a Dra. Bruna Conde.


Dra Bruna Conde - Dentista Antenada: @drabrunaconde Cirurgiã Dentista. CRO SP 102038

"Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde." Há mais de 10 anos de formada, no mínimo 6000 sorrisos realizados, Dra Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.

bottom of page