top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Beleza Preta: especialistas debatem desafios e oportunidades no Estetika 2023.


Mesa-redonda vai reunir Zarah Flor, Cristiane Boneta e Luiz Moreira no dia 29/07,

durante o 29o Congresso Científico Internacional de Estética, em São Paulo.


Quais cuidados a beleza preta exige e que são desconhecidos de grande parte do mercado brasileiro? O Estetika 2023, mais importante encontro de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina, traz esse assunto para o centro do debate durante o 29o Congresso Científico Internacional de Estética, que acontece entre os dias 27 e 30 de julho no São Paulo Expo.

No dia 29 de julho, das 9h30 às 10h15, será realizada a mesa-redonda “Beleza Preta: desafios e tratamentos”, cujo foco é entender a importância e o potencial do mercado consumidor afrodescendente, suas características e as necessidades fisiológicas e cosmetológicas desse público. O encontro vai receber a especialista em pele preta Zarah Flor, a esteticista e empresária Cristiane Boneta e o professor e farmacêutico bioquímico Luiz Moreira.

Um dos principais desafios para atender esse público é que, muitas vezes, não existem produtos e métodos de tratamento com foco na pele preta, ainda que mais da metade da população brasileira (56%), de acordo com o IBGE, se declare negra ou parda.

“Quando comecei a atuar com estética, em 2015, não existiam tratamentos específicos para a pele preta, e era difícil encontrar clínicas que tivessem as práticas adequadas para meu tipo de pele. Visando atender esse mercado, comecei a pesquisar e a desenvolver um protocolo para tratar a minha própria pele”, relata a debatedora Zarah Flor, cuja clínica oferece serviços como depilação, limpeza de pele e drenagem linfática. O termo protocolo diz respeito ao conjunto de técnicas responsáveis para, no caso da depilação, por exemplo, prevenir manchas e irritações.

Como não encontrava referências técnicas, a alternativa foi aplicar testes em si mesma e na família. “Meu marido até hoje não tem pelo no braço! Mas consegui desenvolver um protocolo correto para todo tipo de pele, desde a mais clara até a mais retinta. Foi um sucesso que ajudou a derrubar paredes. Hoje outros profissionais negros já atuam com protocolos de qualidade”, avalia Zarah Flor. A demanda reprimida era tamanha que, durante a pandemia, período no qual também teve de enfrentar um câncer, seu negócio cresceu 200%.

A esteticista e empresária explica que, para tratar corretamente a pele preta, é necessário ter conhecimento de particularidades. “Nosso tipo de pele, geralmente, apresenta mais atividade das glândulas sebáceas, e está mais sujeita a acnes, ao surgimento da dermatose papulosa nigra, foliculites, hiperpigmentação e outros quadros. Isso quer dizer que ela se beneficia muito bem de tratamentos como a própria limpeza de pele, LED de baixa potência, aplicação de botox para o controle de oleosidade, depilação a laser, peeling orgânico natural, cauterização e hidratação profunda, entre outros tratamentos”.

Flor explica que, na sua trajetória, o empreendedorismo surgiu para resolver dores que ninguém havia conseguido resolver. Hoje, ela compartilha algumas dicas que mulheres empreendedoras da área de estética podem seguir para crescer no ramo:

  • Antes de iniciar qualquer empreendimento, estude o mercado em que se deseja desenvolver uma atividade;

  • Busque constantemente o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado;

  • Direcione seu negócio para um nicho específico. Um atendimento de excelência é crucial para o sucesso de um empreendimento;

  • Invista em networking (redes de relacionamento);

  • Entregue além do que o cliente espera;

  • Atenda a todos os fototipos.

Empreendedorismo e aprimoramento

Para além da mesa-redonda sobre Beleza Preta, o 29º Congresso Científico Internacional de Estética, no Estetika, oferece uma agenda ainda mais diversificada este ano, reunindo palestras de mais de 30 especialistas nacionais e internacionais. Ao longo de quatro dias, serão mais de 32 horas de conteúdo científico, apresentando inovações, tecnologias, demonstrações práticas de técnicas e procedimentos estéticos, e os temas mais relevantes do mercado de estética, saúde, beleza e bem-estar. A programação completa pode ser conferida neste link.

Entre os destaques da programação estão a apresentação da fisioterapeuta argentina Mariana Stasiow, diretora do Centro de Reabilitação Vascular Activar, de Buenos Aires, sobre Drenagem Linfática; a mesa-redonda sobre Empreendedorismo, com participação de Verônica Lima, gestora estadual de Empreendedorismo Feminino no Sebrae-SP, junto de Claudia Vobeto, diretora de Capacitação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e CEO da rede de franquias Majô Beauty Club e Natalia Beauty, fundadora e CEO do Natalia Beauty Group. A mediação será de Maria de Fátima Lima Pereira, esteticista, diretora da Esthetic Pro & Cosmetologia, professora universitária e curadora educacional do Congresso Internacional Científico de Estética, o Estetika.

Serviço: Estetika 2023 | 29ª Feira e 29º Congresso Científico Internacional de Estética

Data: 27 a 30 de julho de 2023

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo, SP). Transporte gratuito da estação Jabaquara do Metrô para o local do evento. Estacionamento coberto no local com acesso direto ao pavilhão do evento por uma passarela integrada.

Mais informações para inscrições clique aqui.

Sobre o Estetika

Organizado pela GL events Exhibitions e com 29 anos de história, o Estetika é o evento mais importante de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina, e pioneiro na oferta de conteúdo qualificado para esteticistas e outros profissionais do setor. O Estetika atende toda a cadeia do mercado de estética, desde o aluno até o profissional atuante, oferecendo um verdadeiro ecossistema alicerçado em quatro pilares (Profissionalização; Qualificação; Empreendedorismo; e Negócios) e que acelera o crescimento do mercado.

Ao longo de quatro dias de programação do encontro presencial, os participantes têm a oferta de mais de 32 horas de conteúdo no Congresso Científico Internacional de Estética. Em paralelo ao Congresso, também são apresentados os Simpósios com 5 temários e 40 horas de conteúdo e na Feira Estetika, mais de 30 Workshops, ao lado de tendências e lançamentos de produtos, equipamentos e serviços do setor apresentados pelas principais marcas brasileiras e internacionais.

O evento também garante conteúdo científico e técnico com parcerias estratégicas para a qualificação profissional e empreendedorismo do setor, junto de entidades como a ABF – Associação Brasileira de Franchising e do Sebrae. Ao longo de todo o ano, a comunidade Estetika também pode manter-se atualizada e conectada com as principais tendências do setor com o portal Estetika Digital, apresentando conteúdo de qualidade do mercado da estética, com foco em três pilares temáticos de conteúdo científico, técnico e lifestyle. Ao participar do Estetika, os profissionais visitantes e congressistas conquistam protagonismo em suas carreiras, e passam a brilhar de verdade.

Com uma experiência de 40 anos, a GL events é um dos agentes líderes do principal mercado de eventos: congressos e convenções; eventos culturais, esportivos, institucionais, corporativos ou políticos; feiras de negócios e exposições. A GL events oferece aos seus clientes uma oferta global: Live – engenharia e logística de eventos, Venues – rede de espaços para eventos, Exhibitions – organizador de feiras, congressos e eventos. Especialista nestas 3 áreas de atuação, intervém desde a definição do projeto até à concretização das operações no terreno. Listada no Eurolist Euronext Compartment B (Bolsa de Valores de Paris), a GL events teve um faturamento de 741 milhões de € em 2021. Para saber mais, acesse esse link.




Commentaires


bottom of page