top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

6 dicas profissionais para ressaltar a beleza oriental.


O hairstylist Ricardo Rodrigues, idealizador do conceituado espaço de beleza RIRO Salon, e a beauty artist Francine Couto, que integra o time do salão, ensinam dicas imperdíveis para as orientais arrasarem no cabelo e na maquiagem.


A beleza asiática vem chamando a atenção do mundo, não só pelos famosos e inúmeros produtos de skincare, mas pela beleza única e singular da mulher oriental, com seus característicos olhos puxados e os marcantes cabelos lisos e escuros. Cada vez mais, celebridades orientais estão fazendo sucesso e inspirando mulheres do mundo todo, como é o exemplo da atriz e cantora Ashley Park, que faz muito sucesso com a personagem Mindy Chen, na série “Emily em Paris”, da Netflix, e já se tornou um ícone de beleza nas redes sociais.

Para cada cultura e etnia, existem singularidades e particulares para cuidados especiais de beleza, e com a oriental não é diferente. Foi pensando nisso que o renomado hairstylist Ricardo Rodrigues, com 25 anos de carreira, idealizador do espaço único de beleza RIRO Salon, localizado no bairro Jardim América, e especialista em beleza oriental, revela algumas dicas importantes para cuidar dos cabelos orientais, juntamente com a beauty artist Francine Couto, que faz parte do team RIRO, e ensina os melhores truques de maquiagem para as asiáticas fazerem sucesso na produção. Confira, a seguir:

Créditos: Instagram @rodrigues_ricardo


1. Sem queratina, por favor

Conhecidas pelos fios fortes e de pouco volume, as madeixas orientais, normalmente, possuem maior quantidade de queratina nos fios, comparadas às ocidentais. “Por isso, é importante que elas se atentem e evitem produtos capilares que contenham muita queratina, para que não sobrecarreguem e danifiquem os fios”, salienta Ricardo.


Créditos: Instagram @rodrigues_ricardo


2. Highlightss sem erro - Aposte nas mechas e luzes!

As orientais, geralmente, possuem tons de pele mais quentes. Então, a dica é apostar em mechas ‘hightlights’, para iluminar o rosto e dar mais destaque aos fios. "Se joguem sem medo nas mechas e luzes! Porém, é sempre importante que a mulher procure um profissional de confiança para realizar os procedimentos e decidirem, juntos, a melhor tonalidade da coloração”, indica Rodrigues.


Créditos: Divulgação


3. Coques e mais coques

De acordo com o idealizador do RIRO, o famoso e clássico coque chega em diferentes versões, dos mais simples aos mais trabalhados, e são ótimos penteados para realçar e dar mais destaque aos traços orientais. “Além de ser um penteado versátil e prático, há diferentes estilos para arrasar. O coque com os fios torcidos, por exemplo, dá um charme especial ao penteado. Já o coque bagunçado, com alguns fios soltos, é mais despojado”, revela. Para quem deseja algo mais sofisticado para ocasiões especiais, ele sugere o coque baixo e o estilo rosquinha, perfeitos para um look mais chique.


Créditos: Instagram @francouto


4. Sombra marrom é o truque

Os inconfundíveis olhos puxados normalmente são um desafio, para algumas mulheres, na hora da maquiagem. De acordo com a beauty artist do RIRO, Francine Couto, as orientais possuem a pálpebra móvel plana, o que faz com que o espaço entre a pálpebra superior e inferior seja menor do que as das ocidentais, e, por isso, pode trazer alguns desafios no momento da make para os olhos. “O truque é apostar na sombra marrom, aplicando um tom claro nas pálpebras, para dar mais profundidade ao olhar, e, com a tonalidade mais escura e com a ajuda de um pincel, criar um côncavo com a sombra”, revela Fran.


Créditos: Divulgação


5. Muito glow para brilhar

Para dar mais destaque aos olhos, nuances com tons complementares e brilho ajudam a ampliar visualmente o olhar e alinhar os traços. “A ideia é apostar em sombras combinando opções com brilho, como o glitter”, comenta Francine. “As cores de sombra são mais pessoais e dependem da ocasião, mas vale apostar em cintilância e brilho no canto interno dos olhos, desde as makes mais discretas até as mais chamativas e vibrantes”, completa.


Créditos: Instagram @francouto


6. Lábios glamurosos

Para dar mais destaque aos lábios na hora da make, Couto explica que, com o contorno levemente mais escuro que o batom, eles ganham volume e glamour. “Para isso, a técnica do ‘Ombré Lips’, que combina duas ou mais cores de batom com efeito degradê, é ideal para as orientais e chega com tudo nessa temporada. Outra dica infalível é o clássico lápis de contorno labial, muito fácil de passar e que, em conjunto com o batom, proporciona volume e destaque à boca”, aconselha a maquiadora. Já para quem prefere maquiagens com ar mais sofisticado e natural, “tons de bege amarronzado ou com o fundo levemente rosado são uma ótima pedida, pois ajudam a iluminar o rosto e a realçar seus traços naturais”, finaliza.


RIRO Salon

Inaugurado em 2019, em São Paulo, no bairro Jardim América, o RIRO Salon foi idealizado por Ricardo Rodrigues - cabeleireiro com mais de 25 anos de experiência e um dos hairstylists mais concorridos de São Paulo, com reconhecimento a nível internacional. Embaixador de Wella Professionals e GA﹒MA Italy, ele compõe o Team RIRO, ao lado de outros profissionais de peso: Bruno Ximendes, Gustavo Colonno e a maquiadora Francine Couto. O projeto do RIRO foi desenvolvido pela paisagista Priscila Bruno. Carinhosamente chamado de “RIRO Space”, o salão conta com dois andares, um jardim vertical, pé direito alto repleto de samambaias e, nos ambientes, há vasos com pés de jabuticaba e pitanga, posicionados em pontos estratégicos, que dão ares de tranquilidade e clima agradável. Um dos destaques da área externa é o RIRO Bistrô, que dispõe de um menu variado, com drinques e pratos deliciosos à disposição dos clientes durante os atendimentos.


RIRO Salon (@rirosalon)


bottom of page