Panettone ganha espaço no dia a dia com receitas criativas e versáteis.
- Plástica e Forma

- 6 de out.
- 4 min de leitura

A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, e chef Benedito Tersi unem dicas práticas e saborosas para transformar o produto em uma opção equilibrada para diferentes momentos.
Embora tradicionalmente associado às festas de fim de ano, o panettone tem conquistado novos espaços à mesa e não apenas em datas comemorativas. Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até como sobremesa ou snack, o produto pode e deve ser aproveitado com criatividade e equilíbrio. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, lembra que o panettone é um ingrediente versátil que pode reinventar refeições simples e transformar momentos rotineiros em experiências saborosas.
A nutricionista explica que é possível incluir o panettone em uma alimentação saudável, desde que com moderação e atenção ao contexto alimentar. “Uma fatia média de 80g tem cerca de 300 calorias. Não é um vilão, mas precisa ser encaixado estrategicamente na rotina. Por exemplo, pode substituir o pão no café da manhã, desde que mantida a fonte de proteína, como ovos ou iogurte”.
A recomendação é consumir em porções controladas, entre 40g e 60g, e evitar exageros. “Congele porções individuais, sirva sempre no prato e evite comer direto da embalagem. Isso ajuda a manter a consciência alimentar”, orienta. Além disso, Thamires sugere preferir o consumo em momentos de maior gasto energético, como antes de atividades físicas, e evitar o panettone à noite, próximo da hora de dormir.
Mas como transformar o panettone em algo além de uma simples sobremesa? O chef Benedito Tersi aposta na criatividade. “Uma fatia tostada na frigideira com manteiga ou geleia no café da manhã é uma alternativa prática e saborosa ao pão comum. No lanche da tarde, vale rechear com queijo cremoso e mel para um sanduíche doce surpreendente”, sugere.
O panettone também pode ganhar protagonismo em sobremesas práticas e sofisticadas. “Ele é excelente para criar receitas como pavê, pudim, rabanadas ou até ser servido com sorvete e frutas frescas. Sobras também podem ser reaproveitadas como croutons doces ou barrinhas assadas para acompanhar o café”, completa Tersi.
Além disso, pode estar presente em ocasiões especiais, mas sem formalidade. “Ele compõe muito bem uma tábua de doces, junto a frutas secas, castanhas e geleias, ou um brunch descontraído, harmonizado com espumante ou vinho do Porto”, indica o chef.
A união entre sabor e equilíbrio é possível, como reforça Thamires Lima: “O segredo está em respeitar a frequência e a porção, e saber como e quando consumir. Com pequenas adaptações, ele pode ser inserido com prazer e responsabilidade”.
Entre sugestões práticas para o dia a dia, os especialistas destacam:
Café da manhã: fatia tostada com ovos mexidos ou iogurte
Lanche da tarde: panettone com shake proteico ou recheado com pasta de amendoim
Sobremesa: com sorvete e frutas ou transformado em pudim
Snack escolar: cubos de panettone assados como barrinhas
Ocasiões especiais: em tábuas de doces ou harmonizado com espumante
Para quem quer colocar em prática, a nutricionista e o chef dão sugestões de receitas com panettone que vão desde opções mais leves e equilibradas até combinações criativas e irresistíveis. São preparos fáceis de fazer em casa, pensados para diferentes momentos do dia.
Tiramisu fit

1 fatia fina de panettone
1/2 pote (80g) de iogurte natural ou grego sem açúcar
Frutas picadas (morango, banana ou kiwi)
Canela a gosto
Modo de preparo:
Monte em camadas: panettone no fundo, iogurte por cima, frutas e uma pitada de canela. Leve à geladeira por 15 minutos. Fica cremoso, fresco e leve!
Pudim leve de panettone

2 xícaras de chá de panettone picado
2 ovos
1 xícara de chá de leite ou bebida vegetal
1 colher de sopa de açúcar mascavo ou adoçante natural
Canela e essência de baunilha
Modo de preparo:
Misture tudo, despeje em uma forma pequena e asse em banho-maria por cerca de 30 a 35 minutos, em 180 °C. Sirva gelado!
Taça leve de panettone com iogurte e frutas

1 fatia fina de panettone (cerca de 40g)
1/2 pote (80g) de iogurte natural desnatado ou grego zero
1/2 banana fatiada ou 3 morangos picados
1 colher de chá de chia ou linhaça triturada
Canela em pó a gosto
1 colher de chá de mel ou adoçante natural (eritritol ou xilitol)
Modo de preparo:
Corte o panettone em cubinhos e leve à fritadeira elétrica ou frigideira antiaderente por 2 a 3 minutos, até dourar levemente. Em um copo ou taça, monte as camadas: panettone tostado, iogurte, frutas. Polvilhe chia e canela por cima. Se quiser, regue com um fio de mel ou adicione raspas de chocolate 70%. Leve à geladeira por 10 minutos (opcional) para ficar mais cremoso e refrescante.
Rabanada de panettone

6 fatias grossas de panettone
2 ovos
200ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
Manteiga para dourar
Modo de preparo:
Bata os ovos com o leite em um bowl. Passe as fatias de panettone na mistura. Aqueça uma frigideira com manteiga e doure os dois lados. Finalize com açúcar e canela polvilhados.
Sanduíche de panettone com queijo e mel

4 fatias de panettone
100g de queijo brie ou queijo cremoso (tipo cream cheese)
2 colheres de sopa de mel
Modo de preparo:
Aqueça levemente as fatias de panettone na frigideira. Recheie com o queijo e finalize com o mel. Feche como um sanduíche e sirva ainda morno.
Uma combinação doce e salgada perfeita para lanche da tarde ou até um brunch especial.
Oba Hortifruti







Comentários