top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

O desafio de ter uma vida saudável, perder peso, ser mãe e manter o sucesso profissional.

Atualizado: 23 de set. de 2022


As mulheres têm necessidades nutricionais únicas. Uma alimentação saudável, bem equilibrada e em quantidades adequadas associada a prática regular de atividade física é importante em todas as fases da vida, e isso ajuda controlar os desejos por alimentos açucarados, manter peso adequado, melhora energia, humor e previne inúmeras doenças crônicas.


Porém nem sempre isso é possível. Equilibrar as demandas da família, do trabalho, lidar com a pressão social para ter um corpo magro e ainda encontrar tempo para cozinhar e se exercitar, pode ser difícil para qualquer mulher.


Layse Cohen mãe de um casal de gêmeos de 6 anos, afirma que para mulheres que trabalham o dia todo e são mães é ainda mais desafiador encontrar tempo para se exercitar e aderir à nutrição saudável.


Sim, para estas mulheres que já são mães e que trabalham o dia todo, há ainda mais restrição de tempo e mais estresse. Assim que o dia começa, elas preparam as crianças para a escola, incluindo acordá-las, vesti-las e alimentá-las antes mesmo de pensar no próprio café da manhã.


Depois de um dia de trabalho, é hora de pegar os filhos na escola ou das atividades extras, voltar para casa e enfrentar a difícil tarefa de preparar um jantar que agrade a todos. Tudo finalmente se acalma por volta das 21:00h, então, quando a mãe tem um pouco de tempo para si. Aí fica a pergunta:


Com esta rotina exaustiva, como encontrar tempo para se exercitar?


Assim como agendamos qualquer compromisso, precisamos reservar um momento para o exercício. Se não for planejado, é provável que não aconteça. Encontrar responsabilidade com seus treinos pode ser um divisor de águas para sua vida e a sua saúde.


Escolha algumas manhãs ou noites para se dedicar ao treino. Programe seu exercício para o início da manhã, depois de preparar as crianças para a escola, ou depois que seu dia de trabalho acabar. Faça disso uma prioridade agendada e inegociável no seu dia, assim como faria com uma reunião com seu chefe. Apareça e faça.


Aqui estão algumas sugestões que podem ajudá-las no dia a dia


Plano de refeições


Um plano de alimentações saudáveis, com preparações rápidas e fáceis é uma ótima maneira de otimizar seu tempo, poupar energia e facilitar sua semana.

Lembre-se. Planejar, organizar e não se preocupar com o que você vai comer na semana é simplesmente libertador.

30 minutos valem uma semana


Gaste 30 minutos da sua semana para organizar sua agenda para a próxima semana. Anote em quais dias você pode voltar para casa e preparar o jantar com mais tranquilidade e quais dias você agendou atividade física ou outros compromissos pessoais e vai precisar de um jantar previamente organizado, ou de uma comida congelada, ou até mesmo ter em mãos um serviço de entrega de refeições com opções saudáveis.


Lista de compras


Organizar uma lista de compras é fundamental para manter seu armário e geladeira abastecidos, seu orçamento controlado e a qualidade das refeições sob controle. Mantenha sempre uma folha de papel na porta da geladeira e uma caneta por perto e sempre que perceber que um alimento está acabando já anote na sua lista.

Se você tem problemas com compras por impulso considere fazer aquisições online. Você pode gastar um pouco mais com taxas de entrega, mas eliminará os itens desnecessárias


Prepare e congele


Algumas pessoas gostam de se preparar com antecedência em um único dia da semana, enquanto outras gostam de fazer em partes. Seja como for o importante é se organizar. Uma sugestão para os iniciantes é começar higienizando e cortando os vegetais e frutas e deixando os grãos como feijões, lentilha, grão de bico, arroz integral cozidos e congelados em pequenas porções.


Mensagem da Nutri Adriana Stavro.


A verdade é que nós mamães temos muito o que fazer, e ninguém vai priorizar nossos objetivos, temos que fazer isso por nós mesmas. Depois de muito tempo aprendi que isso não é ser 100% egoísta.


Pensem assim. Quando estamos felizes passamos boas emoções para nossos filhos. Uma mãe feliz é igual a uma família feliz.

Adriana Stavro - Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo

Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School


Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein


Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP) Pós-graduada EM Fitoterapia pela Courses4U.


Instagram - @adrianastavronutri - Mais informações https://lattes.cnpq.br/


Fonte:


Datar A, Nicosia N, Shier V. Maternal work and children's diet, activity, and obesity. Soc Sci Med. 2014 Apr;107:196-204. doi: 10.1016/j.socscimed.2013.12.022. Epub 2014 Jan 11. PMID: 24491828; PMCID: PMC4001859.




Comments


bottom of page