• Plastica e Forma

Veja como ter uma pele mais jovem através da alimentação e vitaminas.


O real segredo para manter sua pele mais jovem, está na alimentação.


A vaidade é uma coisa importante para todas nós mulheres, e com o passar do tempo, não podemos deixar nossa essência mudar.

Sabemos que se sentir bonita, muda nossa vida por completo, nosso trabalho, nossa felicidade, quando estamos bem conosco, com a cabeça boa, nossa vida muda. Paramos de nos comparar negativamente perante outras pessoas ou até mesmo paramos de esconder nossa pele, com roupas de manga longa, e voltamos a nos permitir a usar shorts, saias e regatas.

Ter confiança em nós mesmas, restaura nossa segurança e autoconfiança.

Alguns alimentos que você consome podem afetar diretamente no envelhecimento da sua pele, assim como outros podem ajudar a rejuvenescer, suavizar rugas, deixar o cabelo brilhando e fortalecer suas unhas.

“A sua pele precisa de diversos componentes para manter-se jovem, alguns deles, você não consegue encontrar na sua alimentação do dia a dia., somente atrás de complexos vitamínicos.” ressalta a médica nutróloga Dra. Marianna Magri.

O que você deve realmente fazer é reparar a parede em si, de dentro pra fora! Porém é preciso diversos componentes para sustentá-la como uma parede novinha, como a que você tinha com 20 anos.

Com o tempo, a concentração destes componentes em nossa pele diminui drasticamente. Após os 35 anos, seu corpo produz apenas 30% do que sua pele precisa pra se manter jovem.

A Dra. Marianna Magri da dica de alguns alimentos, vitaminas e benefícios para a pele:

Abacate: Ajuda a hidratar a pele e os cabelos e melhorar a circulação sanguínea por conter gorduras saudáveis como o ômega 3, que atua como antioxidante e melhora o controle do colesterol, combate estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, que ajuda na formação do colágeno, substância que dá firmeza e elasticidade à pele, tem antioxidantes como as vitaminas C e E que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, deixando a aparência mais bonita e saudável.

Uva: A uva é fonte de diversos nutrientes, ela é capaz de combater os radicais livres, prevenir o envelhecimento e nutrir a pele, além de agir contra diversas doenças.

Azeite: O azeite é um produto repleto de vitaminas A, D, E e K. Com antioxidantes ativos e prontos para combater o envelhecimento, ele também atua na prevenção do câncer de pele, um excelente composto para exterminar processos inflamatórios do organismo. Rico em polifenóis e ótimos antioxidantes para rejuvenescer a pele.

Cúrcuma: Reduz a acne -- A cúrcuma tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a reduzir a acne;

Clareia a pele - A curcumina, substância presente na cúrcuma, ajuda a regular a produção de melanina, que dá a pigmentação da pele e, quando produzida em excesso, causa manchas em tons mais escuros, como o temido melasma;

Acelera a cicatrização e regeneração da pele - é excelente para quem sofre com espinhas, dermatite, eczemas, psoríase e cicatrizes causadas pela acne.

Cenoura: Ela é um alimento antioxidante que nos ajuda a combater os radicais livres e assim evita o aparecimento das rugas e o envelhecimento precoce da pele. Sua capacidade para servir de protetor contra a ação dos raios UV é importante e sua ação hidratante, um fator necessário para que a pele funcione da melhor forma, sem se deteriorar, promove a renovação das células da pele e retarda a presença das manchas e rugas que, inevitavelmente, começam a aparecer com a passagem do tempo, reduz a visibilidade de pequenas cicatrizes.


Tomate: É uma fonte rica em vitamina C e licopeno, com propriedade antioxidante. E o melhor é que ele faz bem para a pele: melhora a aparência, elimina a oleosidade e, consequentemente, previne contra a acne, também combate os radicais livres, reduz hipertensão e proporciona maior resistência aos ossos.

Salmão: Os antioxidantes encontrados no salmão selvagem podem reduzir muito os efeitos dos danos dos radicais livres, que contribuem para o envelhecimento da pele através do ômega-3.

Mamão: Nutre a pele e hidrata a pele oleosa. A parte interna da casca do mamão também pode ser aproveitada e é ótima para auxiliar no clareamento de manchas da pele do rosto.

Chocolate meio amargo: Está aí um bom motivo para comer chocolate -- com moderação. Rico em flavonoides, o chocolate meio amargo tem propriedades antioxidantes que auxiliam no combate ao envelhecimento da pele e flacidez. É indicado o consumo do chocolate com 70% de cacau.

Castanha-do-pará: Um excelente hidratante natural para a pele. Seu rico conteúdo mineral e vitamínico o torna ideal para curar a pele seca ou danificada. Tem o poder de hidratar a pele e, por causa de suas propriedades rejuvenescedoras, é um tratamento antirrugas eficaz que renova a pele e reduz a aparência de linhas finas e envelhecimento.

Biotina: Atua na formação da pele, unhas e cabelo, na utilização dos hidratos de carbono e na síntese de ácidos graxos.

Niacina: Desempenha funções no organismo como melhorar a circulação sanguínea, aliviar a enxaqueca, baixar o colesterol e melhorar o controle da diabetes.

Cobre: É importante para a formação dos tecidos conjuntivos, compondo a fibra de colágeno e elastina, essenciais para a firmeza da pele e da melanina, que desempenha um papel na pigmentação da pele, cabelos e olhos.

Zinco: É um mineral essencial que ajuda o corpo a produzir novas células, incluindo as da pele. O zinco desempenha um papel importante na formação de colágeno, que é necessário para manter a pele saudável.

Minerais: Atua na formação de colágeno, fibroblastos e elastina, por isso regenera e reestrutura a pele.

Vitaminas A: Melhora na visão, auxílio no crescimento, contribuição na formação dos dentes, na formação de colágeno, além de ser necessária para a renovação celular.

Vitamina E: É uma vitamina lipossolúvel e tem como principal função no organismo a sua forte ação antioxidante.

Vitamina C: Desempenha também um papel fundamental no funcionamento do sistema imune, contribui para a proteção das células contra a ação dos radicais livres, bem como de espécies reativas de oxigênio, que são gerados pela resposta inflamatória, também é necessária para o bom funcionamento dos glóbulos brancos, sua movimentação, eliminação de vírus e bactérias e cicatrização de feridas.

Vitamina B5: Ajuda a manter a pele saudável e com excelente aparência. Ela ajuda a retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, como rugas e manchas da idade.

Vitamina B6: Equilibra os níveis de açúcar no sangue, atua como um tratamento natural contra a dor, regula o humor, e ajuda a produzir anticorpos para o sistema imunológico.

“Além de todos esses alimentos e vitaminas, recomendo a ingestão de água, para manter a pele e o corpo hidratado e lembrando que todo e qualquer suplemento vitamínico deve ser utilizado através de prescrição médica.” finaliza a Dra. Marianna Magri.


Mais Sobre Marianna Magri Real:

CRM 183275 / RQE 95202

Médica Ecografista titulada pela Associação Médica Brasileira e Colégio Brasileiro de Radiologia

Médica Nutróloga - Formação Hospital Albert Einstein

Food and Health (Stanford)

Marianna é médica, Paranaense, atuando no mercado de saúde em São Paulo há mais de cinco anos, sempre foi uma entusiasta da culinária e alimentação saudável. Estuda sobre o tema, há mais de 20 anos, desde a sua infância.

Hoje é referência em diagnóstico por imagem e emagrecimento, com mais de 8 mil horas de atendimento, com cases de sucesso quando o assunto é emagrecimento avançado.

Atuou com renomados nutrologistas do Brasil e do exterior, com os quais adquiriu enorme conhecimento e experiência clínica, principalmente nas áreas de diagnóstico por imagem, nutrologia, emagrecimento, acompanhamento de pacientes pré e pós cirúrgico (bariátrica) transformando vidas, com ênfase na medicina personalizada.