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Tomate, um fruto ou um vegetal? Deve ser consumido cru ou cozido? Quais seus benefícios?

Atualizado: 8 de jul.


Apesar de muitas vezes ser confundido com um vegetal e preparado como tal, a verdade é que os tomates são botanicamente definidos como frutos, porque se formam a partir de uma flor e contêm sementes.

Conhecidos pelo sabor levemente adocicado, pela acidez e, na maioria dos casos pela cor vermelha, embora possa ter outras cores, o tomate é um alimento versátil na culinária, podendo ser usado em saladas, polpas, sucos, pizzas, sopas, molhos e geleias entre outros.


Além da versatilidade, vale destacar que a absorção do licopeno é maior nos tomates cozidos ou assados ​​em relação aos frescos, uma vez que o cozimento quebra a matriz celular e torna o licopeno mais disponível, tornando-os ainda mais benéfico para o consumo humano. Além disso, a adição de azeite de oliva durante o cozimento ou na hora de servir aumenta ainda mais a absorção e a biodisponibilidade do licopeno presente no fruto.


Entre as principais propriedades do tomate, estão os compostos fenólicos (ácidos fenólicos e flavonoides), carotenoides (licopeno e β caroteno), vitaminas (ácido ascórbico, vitamina A, C e complexo B) e minerais (potássio, fósforo e magnésio). Os constituintes bioativos presentes no tomate possuem atividades antioxidante, antimutagênica, antiproliferativa, anti-inflamatória e antiaterogênica.


Todos estes compostos presentes no tomate podem prevenir ou ajudar a tratar muitos problemas de saúde. Confira aqui alguns benefícios:


Saúde da pele - Os tomates contêm licopeno, um antioxidante que pode reparar a epiderme danificada e ajudar a restaurar seu brilho natural. Suas propriedades ácidas e adstringentes o tornam um excelente ingrediente para mulheres com pele oleosa e com tendência a acne.


·Bom para os olhos – Ricos em vitamina A, Flavonoide, Tiamina e Niacina que ajudam a prevenir ou tratar doenças oculares como cegueira noturna, cataratas e degeneração macular.


Melhora a saúde do cabelo - Os tomates contêm vitaminas importantes como A, B, C e E. Estas vitaminas e a acidez do tomate ajudam no equilíbrio dos níveis de pH do cabelo, além de fortalecer, prevenir a queda, proporcionar brilho para fios opacos, danificados e sem vida. A vitamina C também trata problemas do couro cabeludo, como mau odor, caspa, eczema e psoríase.


Combater o câncer - O licopeno reduz o risco de vários tipos de câncer, como cervical, boca, faringe, garganta, esôfago, estômago, próstata, pulmão e ovário.


Diminui sintomas da menopausa – Em um estudo de 2015 com mulheres de meia-idade publicado pelo Nutrition Journal, mostrou que a ingestão de 200ml de suco de tomate diariamente por 8 semanas, aliviou os sintomas da menopausa, incluindo ansiedade, aumento do gasto de energia em repouso, reduziu frequência cardíaca e níveis séricos de triglicerídeos basais.


Saúde do coração - O licopeno presente no tomate ajuda a atenuar os níveis de LDL, o chamado colesterol “ruim” e a pressão arterial. Dois fatores importantes que podem diminuir os riscos de doenças cardíacas. Outros nutrientes como vitaminas B e E e antioxidantes chamados flavonoides, também podem melhorar a saúde do coração.


Dra. Adriana Stavro - @nutriadrianastavro

Adriana Stavro - Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo

Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School

Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein

Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP) Pós-graduada EM Fitoterapia pela Courses4U.

Instagram - @adrianastavronutri - Mais informações https://lattes.cnpq.br/


Fonte: Tomato and Tomato Byproducts. Human Health Benefits of Lycopene and Its Application to Meat Products: A Review M. Viuda-Martos,l E. Sanchez-Zapata E. Sayas-Barberá E. Sendra , J. A. Pérez-Álvarez J. Fernández-López

Pages 1032-1049 | Received 25 Jul 2011, Accepted 12 Sep 2011, Accepted author version posted online: 26 Mar 2013, Published online:05 Feb 2014 https://doi.org/10.1080/10408398.2011.6237

https://www.mdpi.com/2304-8158/2/3/352/htm


Chaudhary P, Sharma A, Singh B, Nagpal AK. Bioactivities of phytochemicals present in tomato. J Food Sci Technol. 2018 Aug;55(8):2833-2849. doi: 10.1007/s13197-018-3221-z. Epub 2018 Jun 1. PMID: 30065393; PMCID: PMC6045986.

Hirose A, Terauchi M, Tamura M, Akiyoshi M, Owa Y, Kato K, Kubota T. Tomato juice intake increases resting energy expenditure and improves