top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Temporada de exposições agropecuárias impulsiona mercado da moda.

Atualizado: 9 de mai.


Em Goiânia, Mega Moda, um dos maiores shoppings atacadistas do Brasil, aposta em crescimento de 30% nas vendas de roupas e acessórios voltados para moda balada e country.


Goiânia, maio de 2024 - De maio a agosto, as festas agropecuárias e rodeios ganham destaque no cenário nacional, não apenas como celebrações da cultura rural, mas também como impulsionadores econômicos. Por atrair um público diversificado de todas as regiões do país, os eventos têm um impacto significativo em diversos setores da economia brasileira, sendo a moda um deles. 


De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) estima-se que existam cerca de 800 festas agropecuárias e rodeios em todo o país durante esse período, com um público total que ultrapassa os 50 milhões de pessoas. Diante desse panorama, o grupo Mega Moda, referência no segmento atacadista e formado pelos shoppings Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, localizado na região da 44 em Goiânia, acredita em uma demanda crescente durante os meses das festas agropecuárias e rodeios. Com foco no mercado atacadista, várias marcas com lojas no complexo se preparam para um aquecimento nas vendas com peças que atendem o público das famosas Pecuárias. 


O grupo Mega Moda, que tem mais de 1600 lojas sendo 73% delas produtoras locais de moda, recebe clientes de todo o Brasil, mas principalmente de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Minas Gerais. 


Paula Sepulveda, gerente de Marketing do Grupo Mega Moda, destaca que os lojistas estão preparados para atender com uma variedade de produtos que abrangem desde o estilo tradicional country até as últimas tendências da moda festiva. "Estamos trabalhando para capitalizar as oportunidades oferecidas por esse período movimentado e mostrar que temos moda de qualidade, produzida em Goiás, que está dentro das tendências internacionais do estilo e que tem uma boa relação custo benefício", detalha. 

De acordo com Anna Paula Costa de Melo, dona da loja Paula Melo, do Mega Moda Shopping, que está com coleção especial para a temporada, a moda country 2024 promete trazer ideias inspiradoras.


De acordo com ela, as tendências da moda vêm e vão, se reformulam, se recriam e se adaptam, uma boa amostra disso é a nova onda country que vem ganhando espaço. "Preparamos uma coleção focada no novo momento do country, onde as roupas ficaram mais femininas e sexy com tops decotados, regatas, corpetes, e blusas de mangas bufantes. Além dos habituais tecidos jeans e camurça, a moda country vem trazendo cada vez mais couro e até alguma transparência", afirma. 


Para quem está à procura da moda country raiz, o Mega Moda também é um destino certo,Divino Paulo Carvalho de Alvarenga, proprietário da marca Brasil Texana, lojista do Mega Moda Shopping desde 2015, revela que o estilo country e sertanejo são muito procurados nessa época graças às exposições agropecuárias e festas de peão. De acordo com ele, a maior parte dos clientes são do interior de Goiás e estados vizinhos como o Mato Grosso, que também possui forte tradição agropecuária. "A qualidade e estilo são nossos principais atributos, e como poucas lojas trabalham com esse segmento, sempre nos destacamos na procura de moda country", revela. 


Números da Associação Brasileira de Exposições Agropecuárias (ABEA), dizem que as exposições agropecuárias representam não apenas uma celebração da cultura rural, mas também um importante palco para as tendências da moda country, que com um público diversificado, inclui desde criadores de gado até entusiastas urbanos da moda country. 


Exposição agropecuária de Goiânia 


No ano passado, a Exposição Agropecuária de Goiânia desempenhou um papel fundamental no impulsionamento das vendas de moda festa/country na região, registrando um crescimento expressivo de 30%, de acordo com dados do Mega Moda. Este ano, a Exposição Agropecuária de Goiânia, um dos maiores eventos do setor no Brasil, está marcada para ocorrer entre os dias 16 e 26 de maio de 2024, e a expectativa do grupo e de seus lojistas é de que o sucesso de vendas se repita.

"Os consumidores buscam não apenas roupas e acessórios que expressem o estilo rural e festivo, mas também as últimas tendências da moda country e da moda balada", revela a gerente de marketing do grupo Mega Moda.

 

Confira abaixo as principais tendências para a moda country em 2024

 

Cowboy Core: Esta é uma das últimas tendências da moda 2024 que está dominando as passarelas, as redes sociais e as cenas de streetwear. O estilo cowboy core pode incluir camisas de botão, jeans skinny, um bom par de botas de cowboy e um chapéu de cowboy.


Estilo Western Moderno: As camisas xadrez deram espaço para as lisas em cores neutras, claras ou terrosas. O jeans básico ganhou a companhia das calças flare e até algumas pantalonas, além das mini saias e shorts curtinhos.


Moda Country Feminina: A moda country ficou mais feminina com tops decotados, regatas, corpetes e blusas de mangas bufantes. Além dos habituais tecidos jeans e camurça, a moda country vem trazendo cada vez mais couro e até alguma transparência.


Influência da Música Country: A influência da música country na moda não é algo novo, mas tem se tornado cada vez mais forte. Artistas como Beyoncé e Lil Nas X têm contribuído para essa tendência com seus estilos e músicas inspirados no country e influenciando os looks como réplicas de seus figurinos.


Estilo Western Clássico: Este estilo inclui os icônicos chapéus e botas de cowboy, camisas clássicas com botões de pérola, jeans robustos e jaquetas e coletes inspirados no Western contra o pano de fundo de um vibrante pôr do sol.



Fotos: Divulgação




Comments


bottom of page