top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Típica da estação, pinha traz saúde e sabor ao outono.

Atualizado: 7 de nov. de 2023


Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que fruta, de gosto adocicado, tem baixo teor calórico e é excelente fonte de nutrientes.


Com a mudança das estações, uma variedade de frutas inicia seu ciclo e se torna propícia para consumo na época da produção. É o caso da pinha, também conhecida como ata e fruta-do-conde, que é típica do outono. "Aproveitar as frutas da estação é uma ótima opção, pois elas são mais saborosas e têm teor de nutrientes mais elevado", explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Fruto originário das Antilhas, a pinha tem baixo valor calórico, com média 80 calorias a cada 100g. É excelente fonte de energia por ser rica em carboidratos. Segundo a nutricionista, a fruta auxilia no controle da pressão arterial e na prevenção de câimbras, pois é fonte de potássio. “A pinha também é uma boa fonte de vitamina C, que atua na imunidade como antioxidante e na produção natural de colágeno”, diz.

Na hora de escolher qual pinha comprar, é importante observar a firmeza da casca da fruta, que deve estar macia, embora firme e sem extravasamento de líquidos. “O aroma mais adocicado e a casca mais amolecida podem indicar que a pinha já está mais madura e precisará ser consumida rapidamente”, orienta Renata.

A nutricionista indica a inclusão da fruta como lanche intermediário entre as refeições principais, sobremesa ou na composição de receitas. Para aumentar a durabilidade da pinha, a especialista recomenda o congelamento da polpa. “A fruta congelada tem validade de até 90 dias”, esclarece.

Renata selecionou 3 receitas práticas e saborosas com a fruta para serem inseridas na rotina.


Sorbet de pinha

Ingredientes

4 xícaras de chá de polpa de pinha sem semente

1 xícara de chá de água

Suco de 1 limão

4 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no processador. Leve ao freezer por 2 horas e, depois, leve novamente a massa ao processador e bata até ficar cremosa. Divida em taças e sirva em seguida.


Frapê de pinha

Ingredientes

500ml de leite de coco

Polpa de 2 pinhas sem semente

1 xícara de chá de gelo

Modo de preparo:

Bata a pinha com o leite de coco no liquidificador. Adicione os cubos de gelo e bata levemente. Consuma em seguida.


Sobremesa cremosa de pinha com maracujá

Ingredientes

1 xícara de chá de polpa de pinha

1 xícara de chá de sorvete de creme

Polpa de 1 maracujá

2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

Bata a polpa da pinha no liquidificador ou mixer. Incorpore o sorvete de creme delicadamente à polpa da fruta. Leve ao freezer. Cozinhe a polpa do maracujá junto com o açúcar, em fogo baixo até formar uma calda. Leve para gelar por pelo menos 2 horas na geladeira. Retire o creme do freezer, sirva em taças e finalize com a calda de maracujá.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.


Renata Guirau - @renataguirau.nutri

Oba Hortifruti - @obahortifruti






Comments


bottom of page