• Revista Plástica e Forma

Sem tempo para fazer exercícios? Os professores Amanda Borges e Bruno Frantz te mostram como.

Atualizado: Nov 11


Amanda Borges e Bruno Frantz

@dieta.mente


Sem tempo para fazer exercícios? Aposte em 15 minutos por dia para emagrecer e ficar em forma. Você pode achar que é pouco tempo, mas os professores Amanda Borges e Bruno Frantz te mostram que não.

Este estudo comparou o efeito do treinamento contínuo prolongado de intensidade moderada (MICT) na redução da gordura visceral e abdominal em mulheres obesas com o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). Um grupo foi submetido a treinamento de intensidade moderada e longa duração (1 hora) por 12 semanas, e o outro grupo submetido ao treinamento intervalado de alta intensidade.

Os resultados ao término dessas 12 semanas mostraram perda de gordura corporal em ambos os treinamentos, e aponta na modalidade HIIT de apenas 15 minutos diários, uma redução de mais de 32% de gordura abdominal e visceral comparada a outra modalidade. Mostrando assim que essa estratégia se mostra altamente eficaz por aumentar o gasto calórico em repouso, trazendo mais resultados, com menos tempo.


"Se o objetivo é emagrecer, esses 15 minutos serão valiosos, e é exatamente o que nossas alunas fazem em casa diariamente" Ressalta Bruno Frantz.

Existem centenas de evidências científicas mostrando que malhar durante 15 minutos, em uma frequência de três a cinco vezes por semana traz resultados excelentes e quando o treinamento é bem montado, os resultados são melhores e mais rápidos do que quem faz uma hora de exercícios de baixa intensidade como mostra o estudo publicado no Journal of Diabetes Research em 2017." (Comparable Effects of High-Intensity Interval Training and Prolonged Continuous Exercise Training on Abdominal Visceral Fat Reduction in Obese Young Women)

"O tipo de exercício que fazemos aqui no Dietamente é exatamente o citado no estudo acima. Colocamos grandes músculos do seu corpo para trabalharem ao mesmo tempo, obrigando seu metabolismo em repouso a acelerar. Com isso, diferente de atividades comuns de longa duração, você chega a queimar mais de 450kcal extras, quando não está se exercitando", explica a professora de educação física Amanda Borges.

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