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Saiba como destravar o agachamento nos exercícios físicos.

Atualizado: 1 de abr.


Sempre que pensamos em agachamento, devemos pensar na segurança, e a segurança e algo que será atingido através da execução e ação ideal dos músculos envolvidos no agachamento.


“Devemos pensar no agachamento através de ângulo, velocidade e amplitude, desta forma temos controle e isso nos permite que tenhamos uma progressão, fazendo e aprendendo o agachamento de maneira correta, conseguimos colocar futuros exercícios com maior intensidade aonde o desejo da estética pode ser atingido.” explica o Personal Trainer Giulliano Esperança.


O Agachamento é um movimento que executamos todas as vezes que sentamos e levantamos, no carro, na cadeira ou ate mesmo no vaso sanitário, é importante compreender alguns universos do agachamento, como por exemplo: a posição dos pés, a posição dos joelhos e a posição da coluna junto com o quadril, “os pés exercem uma função primordial, a forca do tornozelo e do PE permite que tenhamos um melhor alinhamento do joelho, além disso forca de posteriores de cocha e glúteos fazem com que tenha a inclinação correta da coluna, preservando-a através das ativações dos para vertebrais, além disso tem ainda o transverso do abdômen que e o músculo que melhora a pressão interna e nos mantém seguro sobre a coluna, o quadríceps é ativado toda vez que estendemos e flexionamos os joelhos.” ressalta o diretor executivo do Instituto Bem-Estar.

Segundo Giulliano Esperança, executar exercícios isolados com foco nestes grupos musculares permitem uma maior e melhor experiência no agachamento, realizar exercícios focados nos pés, tornozelo, panturrilha, posteriores de cochas e glúteos, quadríceps, transverso abdominal e para vertebrais, e por fim o agachamento com controle, gentileza, com tranquilidade, após ativação destes grupos musculares.


Desta forma, realizando series que podem ser utilizadas através do tempo, 30 segundos, ou séries de 5 a 15 repetições, se forma uma estratégia para executar o exercício com total segurança, é um exercício totalmente seguro, aonde podemos pensar em ângulos menores de flexão, como por exemplo: descendo o agachamento como se fossemos sentar em um banco de um bar, ou realizando agachamento com maior amplitude como por exemplo sentando em uma cadeira normal.


Este é um conteúdo pensando na segurança, e qualidade de vida, lembrando que a intensidade não é o foco do trabalho e sim a qualidade, a medida que a pessoa vai melhorando a coordenação intra muscular e intermuscular ela tem a possibilidade então de evoluir e ter melhor intensidade com o exercício.

Giulliano Esperança - @giullianoesperanca


Personal Trainner Giulliano Esperança Personal Trainer e Diretor Executivo do Instituto do Bem-Estar em Rio Claro/SP, Bacharel em Educação Física UNESP/Rio Claro, Especialistas em Fisiologia do Exercício Unifesp/SP, Especialista em Marketing - Madia Marketing School, Master Coach Sociedade Latino Americana de Coaching, Diretor tecnico da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, Premiado pela Sociedade Brasileira de Personal Trainers em Excelência pelos serviços prestados como Personal Trainer, Homenageado pelo CREF4/SP pelo Comprometimento e Ética Profissional em 2016. Eleito do Profissional do Ano na Categoria Emagrecimento pela USP de Ribeirão Preto em 2016, Criador do Método Storm12 com mais de 6000 alunos espalhados pelo Brasil e Exterior, Mestrando do Laboratório de Nutrição e cirurgia metabólica da FMUSP, na área de oncologia.