top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Saboroso e nutritivo, bacalhau vai à mesa no dia a dia.

Atualizado: 7 de nov. de 2023


A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina receitas para compor cardápio com o peixe versátil e que faz bem à saúde.


Saboroso, rico em nutrientes e com baixo teor de gordura, o bacalhau é tradicional no preparo de muitas receitas do cardápio da Páscoa. Mas, por ser versátil e fazer muito bem à saúde, seu consumo é recomendado também no dia a dia para quem quer uma dieta nutritiva e balanceada.

“O bacalhau é um peixe magro, rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas A, E, excelentes antioxidantes, B6 e B12, que atuam no sistema nervoso central, ajudam a prevenir anemias e a amenizar os sintomas da TPM. Fornece boas quantidades de cálcio, fósforo e magnésio, importantes minerais para a saúde óssea, dentária e muscular, o equilíbrio de eletrólitos no sangue e produção de serotonina, hormônio do bem-estar. É, ainda, uma boa fonte de ômega-3, gordura associada à melhora no QI em crianças, redução de náusea na gestação, proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas ao longo da vida”, elenca a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Graças ao seu sabor marcante e à sua textura, o bacalhau pode ser feito de diversas formas, de salada a receitas cremosas, bolinhos e assados, e combina com vários acompanhamentos. “Pode ser parte das refeições principais (almoço e jantar), sendo a fonte de proteínas. No formato de bolinhos, por exemplo, pode estar presente em um lanche intermediário”, ensina a nutricionista.

Renata alerta que se deve sempre atentar para a validade do produto e para a dessalga correta, que deve ser feita em geladeira com a troca de água. “É sempre importante fazer a compra do peixe em locais de sua confiança, que comprovem a origem do pescado, que atesta a sua qualidade. O bacalhau geralmente tem a pele e a carne de cor clara e uniforme, com cheiro característico”.

O Oba Hortifruti oferece a linha Obacalhau, peixe de marca própria, importado direto de Portugal, comercializado em todas as lojas da rede, com garantia de origem e qualidade, com cortes nobres, seja filé, lombo, lascas ou desfiados.

A especialista ensina 4 receitas com Obacalhau para consumo nas refeições diárias.


Bolinho assado de bacalhau

Ingredientes:


300g de Obacalhau desfiado

50ml de azeite

½ cenoura ralada bem fininha

1 cebola pequena picada

1 dente de alho

1 tomate médio picado

Purê de duas batatas-doces médias

Cheiro verde a gosto

2 ovos

4 colheres de sopa de farinha de arroz

100g de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:


Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente o Obacalhau já desfiado. Após esfriar, acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa possível de enrolar. Faça bolinhas, arrume em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno por, em média, 30 minutos.


Bacalhau com legumes

Ingredientes:


1kg de lombo de Obacalhau

25ml de azeite extravirgem

Grelhe o Obacalhau com o azeite. Reserve

Para os legumes:


1 abobrinha italiana média

1 berinjela pequena

1 tomate médio (não muito maduro)

1 colher de sopa de especiarias de sua escolha

50ml azeite extravirgem

20ml vinagre de vinho branco

Corte os legumes em rodelas e grelhe com mais azeite na mesma panela do Obacalhau.

Para o molho:


3 colheres de sopa de azeite

1 dente de alho

100ml suco de limão

1 cebola

1 pitada de sal

2 pimentas dedo-de-moça

Pimenta do reino a gosto

Misture todos os ingredientes


Modo de preparo:


Em uma vasilha, misture o molho ao Obacalhau e aos legumes grelhados.


Bacalhau em ninhos

Ingredientes:


Macarrão tipo ninho

500g de Obacalhau em lascas

Azeite a gosto

1 cebola pequena ralada

2 dentes de alho amassados

1 tomate maduro picado

3 colheres de sopa de cheiro verde picado

3 colheres de sopa de creme de leite

2 xícaras de chá de passata de tomate

Sal a gosto

Queijo parmesão para polvilhar


Modo de preparo:


Deixe o Obacalhau de molho por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas (sempre na geladeira). Cozinhe o Obacalhau até que fique possível desfiar. Espere esfriar e desfie bem. Monte os ninhos de macarrão em uma assadeira. Misture o Obacalhau desfiado com o creme de leite e recheie cada ninho. Em uma panela, refogue o algo e a cebola. Acrescente a passata de tomate e 1 xícara de chá de água. Acerte o sal, acrescente o cheiro verde e desligue (com o molho bem diluído em água, sem apurar). Coloque o molho sobre os ninhos recheados com Obacalhau, o suficiente para quase cobrir cada ninho (não use uma assadeira muito larga!). Polvilhe queijo ralado, cubra com papel alumínio e leve para cozinhar ao forno por aproximadamente 1 hora.


Salada de bacalhau com endívias

Ingredientes:


100g de endívias

2 xícaras de chá de salada cremosa de bacalhau do Porto Obacalhau

2 colheres de sopa de creme de ricota ou cream cheese

Modo de preparo:


Abra as folhas de endívia em uma travessa. Espalhe uma pequena quantidade de creme de ricota ou cream cheese em cada folha. Recheie com a salada de bacalhau do Porto Obacalhau e sirva em seguida.


SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.


CRÉDITOS:

Oba Hortifruti - Instagram - @obahortifruti

Renata Guirau - Nutricionista - @renataguirau.nutri





bottom of page