• Revista Plástica e Forma

No inverno, clima oferece boa condição para resultado de cirurgia plástica.

Atualizado: Jul 17


Pouca exposição solar, temperatura baixa e acessórios no pós-operatório contribuem para um resultado mais eficaz e satisfatório

Ainda que o país passe pela crise gerada pela pandemia, o momento recluso pode ser um período para planejar os meses seguintes e se informar bem antes de tomar alguma decisão ou colocar seus projetos em prática, como realizar uma cirurgia plástica. Nesse caso, é importante saber que é na entrada do inverno que a procura por cirurgia plástica aumenta - os meses da estação mais fria do ano proporcionam uma série de vantagens sobre o verão, por exemplo.

A temperatura mais amena contribui para a cicatrização pois no frio, por ser comum o uso de mais peças de roupa, a cicatriz fica mais protegida, então os riscos de cicatrizes escurecidas ou manchadas são amenizados. Em cirurgias plásticas como a lipoaspiração, se feita durante o clima mais frio, o paciente tem mais facilidade para usar cinta compressora, pois, diferentemente do verão, o corpo não deve esquentar tanto e causar suor.

“Ao decidir a data para fazer uma cirurgia plástica, é importante que o paciente combine com a época em que ele dispõe de condições físicas para o cuidado, o procedimento deve casar com a maior disponibilidade possível desse paciente, para que o resultado seja satisfatório”, afirma Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional de Cirurgia Plástica.

Outra vantagem do inverno é que recém-operados devem evitar exposição ao sol para não comprometer a cicatriz, além disso, o calor geralmente pode potencializar o inchaço. “É essencial que a pessoa tenha um determinado tempo para a recuperação, pois, se não for bem-feita, pode influenciar diretamente no resultado da cirurgia. Por isso é melhor se programar para que tenha tempo suficiente para se cuidar após o procedimento”, afirma o diretor.

Outro ponto extremamente importante, independentemente da estação que o paciente realizará o procedimento, é pesquisar um médico especialista em cirurgia plástica — uma simples busca na internet e ex-pacientes já fornecem algumas informações. “Escolhendo o profissional, ao lidar com o planejamento financeiro, os valores podem ser negociados, pois há muitos especialistas que trabalham com prestadoras de serviços de assessoria administrativa e financeira, possibilitando o pagamento em parcelas para facilitar ao paciente a realização do procedimento”, finaliza Arnaldo Korn.

Instagram - @centronacionalcirurgia