top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Halitose ou mau hálito? Por Dr. Nelson Alves Dall´Oca, cirurgião-dentista, CRO SP 46.586

Atualizado: 17 de abr.


Clique na imagem


Quem nunca mascou um chiclete para evitar o mau hálito (também chamado de “bafo”)?

A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é um problema comum que afeta muitas pessoas, trazendo uma série de problemas inclusive sociais para a pessoa que sofre com este problema.

O mau hálito pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo higiene bucal inadequada, infecções na boca, problemas digestivos e até mesmo certos alimentos.


O que é halitose?


A halitose é o termo médico para o mau hálito. É uma condição comum que afeta pessoas de todas as idades e pode ser causada por uma variedade de fatores. O mau hálito pode ser temporário ou crônico, dependendo da causa subjacente.


Causas mais comuns de mau hálito:


1. Higiene bucal inadequada: A falta de escovação e uso de fio dental regularmente pode levar ao acúmulo de restos de alimentos e bactérias na boca, causando mau hálito. Também devo ressaltar que muitos esquecem de escovar a língua e que a mesma é responsável pela maioria dos casos de mau hálito.


2. Infecções na boca: Infecções na gengiva, dentes ou amígdalas podem causar mau hálito.


3. Problemas digestivos: Distúrbios como refluxo ácido e problemas no estômago podem contribuir para o mau hálito.


4. Tabagismo e consumo de álcool: O tabagismo e o consumo excessivo de álcool podem causar mau hálito.


5. Alimentos odoríferos (normalmente são temporários): Alimentos como alho, cebola e certas especiarias podem causar mau hálito temporário.


6. Ficar muitas horas em jejum: O jejum prolongado, (acima de 5, 6horas) pode provocar o surgimento de corpos cetõnicos, que causam o mau hálito.


7. Diabete descompensada: a diabetes não compensada pode levar à acetoacidose diabética, que é comum e pode estar associada à outros sintomas e provoca o mau hálito.


8. Xerostomia (ou diminuição do fluxo salivar, boca seca): a saliva funciona como proteção e o seu pH é muito importante neste papel, A diminuição ou ausência do fluxo salivar, seja por doença ou medicação (alguns medicamentos annti-hipertensivos, por exemplo) pode provocar o mau hálito.

 

Dicas e Tratamentos para halitose:

 

1. Melhorar a higiene bucal: Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental regularmente e limpar a língua podem ajudar a reduzir o mau hálito.


2. Tratar infecções: Consulte um dentista ou médico para tratar qualquer infecção na boca que possa estar causando o mau hálito.


3. Dieta saudável: Consumir uma dieta equilibrada e evitar alimentos odoríferos.

Cuide da sua saúde bucal e desta forma você poderá ter um hálito limpo e fresco! Lembre-se de que um lindo sorriso abre portas.






Whitesmile Dall`Oca Odontologia


Instagram: @whitesmiledalloca




Comments


bottom of page