top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Dia das Mães: dicas de cardápio e receitas para todos os gostos.

Atualizado: 7 de nov. de 2023


A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina a compor menu e preparar refeições nutritivas e saborosas.


Uma das datas mais especiais do ano, o Dia das Mães também é marcado pelo almoço em família, e muitos gostam de preparar um cardápio elaborado. Para deixar a comemoração mais gostosa e saudável, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de pratos que vão da entrada à sobremesa e unem sabor e nutrição. “Uma boa salada, legumes compondo as guarnições, frutas como parte do cardápio são algumas das dicas para ajudar a enriquecer a refeição com fibras, vitaminas e minerais, além de equilibrar o consumo calórico”, ensina.

Renata explica que um menu saudável é aquele que está em equilíbrio não só do ponto de vista nutricional, mas também de acordo com a cultura alimentar da família. “Os pratos tradicionais, sempre preparados em ocasiões festivas, podem e devem ser explorados e consumidos nessa data especial, pois geralmente são preparações caseiras, compostas de alimentos naturais”, afirma.

Como prato principal, a dica é preparar um alimento proteico: carnes bovinas, suínas, peixe, aves, ovos, leguminosas, e também de origem vegetal, como a proteína de soja, para o caso dos vegetarianos e veganos. O importante, ressalta a especialista, é não se esquecer dos vegetais, mesmo sendo uma refeição celebrativa. “Utilizar alimentos frescos, comprados em locais confiáveis, que estejam bem armazenados também é muito importante para evitarmos as contaminações alimentares e, assim, garantir que a refeição não cause mal à saúde, principalmente de crianças e idosos”, alerta.

Por se tratar de uma data especial, muitas famílias gostam de preparar um cardápio mais elaborado, incluindo entradas e sobremesas. Segundo Renata, o ideal é que a refeição seja composta por salada, prato principal e guarnição, e, para ajudar a deixar o dia mais gostoso, a nutricionista montou diferentes menus para agradar a todas as mães.

Mãe fitness:

Entrada: Palitinhos de pepino com queijo boursin de azeitona preta

Prato principal: Salmão grelhado com crosta de gergelim e legumes na manteiga

Sobremesa: Mousse de chocolate low carb e frutas -- morango, caqui, kiwi

Mãe tradicional:

Entrada: Barquinha recheada com salada de bacalhau OBA

Prato principal: Macarrão de forno

Sobremesa: Pudim de leite condensado e frutas -- ameixa, uva, laranja

Mãe de primeira viagem:

Entrada: Grissini com molho pesto

Prato principal: Macarrão de panela de pressão

Sobremesa: Sorvete de frutas vermelhas com chips de chocolate e frutas -- pitaya, uva-verde, kiwi gold

Mãe vegetariana:

Entrada: Palitinhos de cenoura com homus de grão de bico

Prato principal: Lasanha de cogumelos ao molho branco

Sobremesa: Mousse vegano de abacate com cacau e frutas -- pera, laranja, figo

Confira as receitas de alguns pratos:


Musse de chocolate low carb

Ingredientes:

200ml de creme de leite fresco sem soro

100g de chocolate 85% cacau

100g de chocolate 70% cacau

4 claras em neve

1 colher de café de essência de baunilha

1 colher de sopa de adoçante culinário

½ xícara de chá de amêndoas laminadas

Modo de preparo:

Derreta os chocolates em banho-maria e misture com o creme de leite, o adoçante culinário e a essência de baunilha até incorporar. Adicione, aos poucos, as claras em neve e misture delicadamente. Leve para gelar em taças por pelo menos 4 horas antes de servir.


Salmão com crosta de gergelim

Ingredientes:

1kg de postas de salmão

1 xícara de chá de gergelim preto

½ xícara de chá de azeite

Sal e pimenta preta a gosto

Modo de preparo:

Tempere as postas de salmão com o azeite, sal e pimenta. Empane cada posta com gergelim preto e leve para grelhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos cada lado do peixe. Sirva em seguida.


Macarrão de forno

Ingredientes:

1 pacote de macarrão ninho

500ml de passata de tomate

500g de carne bovina -- patinho - moído

1 copo de 200g de requeijão

1 cebola média ralada

2 colheres de sopa de azeite

3 dentes de alho médios ralados

3 colheres de sopa de cheiro-verde picado

Sal a gosto

Queijo ralado para gratinar

Modo de preparo:

Acomode os ninhos de macarrão em uma assadeira. Preencha cada ninho com uma porção de requeijão. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Adicione a carne moída e cozinhe bem, com sal a gosto. Reserve a carne. Na mesma panela, adicione a passata de tomate, o mesmo volume de água e 1 colher de chá de sal. Cozinhe bem, em fogo baixo, mas sem apurar o molho. Adicione a carne moída ao molho de tomate e despeje na assadeira em que estão os ninhos. Você vai perceber que o molho está "ralo", mas ele vai incorporar evaporando dentro do forno. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe cozinhar até que o macarrão fique macio ou até que a água evapore completamente.


Macarrão de panela de pressão

Ingredientes:

1 pacote de macarrão massa fresca

2 colheres de sopa de azeite

3 dentes de alho ralados

1 cebola pequena ralada

1 lata de tomates pelados

3 colheres de sopa de cheiro-verde picado

100ml de creme de leite fresco

1 colher de café de cominho

Sal e pimenta preta a gosto

500g de peito de frango em cubos

1 xícara de chá de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Adicione o frango, o cominho, o sal e a pimenta. Refogue bem. Adicione os tomates pelados, o creme de leite e o macarrão. Cozinhe na pressão por 20 minutos. Sirva com o queijo parmesão para ser adicionado ao prato.


Lasanha de cogumelos

Ingredientes:

200g de cogumelos paris fatiados

200g de cogumelos shimeji picados

1 colher de sobremesa de sal

4 colheres de sopa de manteiga

1 cebola grande ralada

4 colheres de sopa de farinha de trigo

1 litro de leite pasteurizado

200ml de creme de leite fresco

200g de massa para lasanha

100g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça 1 colher de sopa de manteiga e refogue a cebola. Adicione os cogumelos, um pouco de sal e refogue por 5 minutos em fogo baixo. Reserve. Em outra panela, aqueça em fogo baixo o restante da manteiga, o leite, o creme de leite, o restante do sal e adicione os cogumelos que foram refogados, sempre mexendo. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo e desligue o fogo quando perceber o molho engrossado. Separe um refratário grande e faça camadas com a massa para lasanha e o molho com cogumelos. Finalize com uma camada de queijo parmesão. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno até que a massa fique bem cozida.


Musse de abacate com cacau

Ingredientes

2 xícaras de chá de polpa de abacate

½ xícara de chá de açúcar

4 colheres de sopa de cacau em pó

1 caixinha de gelatina incolor

Modo de preparo:

Prepare a gelatina incolor conforme instruções da embalagem. Bata no mixer todos os ingredientes, mesmo que o abacate esteja congelado. Sirva em taças.


SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.



Comments


bottom of page