top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Crossfit e musculação ajudam no ganho de massa muscular, mas têm indicações diferentes.


CIA Athlética - Divulgação


O crossfit e a musculação são aliados de quem deseja ganhar massa muscular. Porém, é necessário avaliar os objetivos, o condicionamento físico, histórico médico/saúde e experiência esportiva antes de escolher uma das modalidades, já que cada uma tem exigências e práticas que podem não ser adequadas para todo mundo.


“Toda atividade física faz bem à saúde, mas algumas podem apresentar restrições aos praticantes dependendo da idade, da condição física e de saúde. O ideal é que idosos com nível de condição física baixo, histórico de doenças osteomusculares evitem inicialmente exercícios de alto impacto ou com mudança brusca de direção porque costumam ter menos força e equilíbrio, aumentando as chances de incidentes”, explica Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.


Outro exemplo é que pessoas com síndrome do pânico ou com excesso de ansiedade também devem evitar atividades de alta intensidade, uma vez que podem aumentar a dor. Nesse caso, a recomendação é apostar em exercícios aeróbicos de baixa a moderada intensidade, como natação, spinning, yoga e treinos de musculação menos intensos. Por isso, é importante seguir a recomendação de um educador físico e do médico que acompanha o paciente.


“Independentemente da escolha, o ganho de massa depende da alimentação, da hidratação e até mesmo do descanso que, juntamente com o treino, são os pilares da hipertrofia muscular. Por isso, também é importante consultar um nutricionista e manter uma rotina adequada de descanso. Só assim os músculos armazenam energia, se regeneram e, consequentemente, crescem”, destaca Mônica.


Tanto o crossfit quanto a musculação são treinos de força e condicionamento. No entanto, o primeiro é composto por exercícios que usam diversos acessórios e equipamentos, como halteres, cordas e barras, ou que usam apenas o peso do corpo. As aulas misturam práticas funcionais, aeróbicas e de musculação.

Além disso, o circuito muda com frequência e a ordem de atividades do dia deve ser seguida por todos os alunos. Ainda que seja possível adaptar as práticas para iniciantes, os exercícios costumam ser de alta intensidade e trabalham vários grupos musculares no mesmo dia.


Já a musculação depende de acessórios e equipamentos de academia para ser praticada. Outra diferença é que o treino de musculação costuma ser mais personalizado, pois a ordem e o tempos dos exercícios dependem do perfil de cada aluno. Os aparelhos são uma ajuda extra para quem ainda não tem prática, força, flexibilidade ou equilíbrio, e é possível trabalhar apenas um grupo muscular por dia.


“Essa modalidade é a mais indicada para quem não gosta ou não pode praticar exercícios de alta intensidade. O professor consegue adaptar o treino com menos repetições e pesos mais leves para a pessoa que ainda não tem um bom condicionamento físico, precisa de fortalecimento muscular ou melhorar a flexibilidade”, afirma Mônica, da Cia Athletica.


Antes de aderir a um exercício físico, também é essencial ter objetivos bem definidos. Isso porque o crossfit e a musculação aceleram a queima de calorias e promovem o crescimento muscular. Porém, o primeiro é focado no ganho muscular -- ou seja, querendo ou não, os músculos vão crescer --, enquanto o segundo é a melhor opção para quem deseja perder massa gorda e emagrecer, ganhando massa muscular gradativamente.


Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 37 anos e conta com 16 unidades em operação nas 5 regiões do país. Foi a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), oferecendo também um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 22 piscinas, sendo 11 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.


A Cia Athletica se firmou como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil.


Sempre em linha com as novas tendências, hoje a rede de academias disponibiliza para os seus alunos o CiaOn, aplicativo de celular que reúne diversas funcionalidades, como a grade de horário das aulas, os treinos elaborados pelos professores e agora também aulas e treinos remotos.


Mais informações: https://www.ciaathletica.com.br

CIA Athlética - Divulgação

Instagram - @monicabbmarques

Instagram - @ciaathleticasjc

Comentarios


bottom of page