• Revista Plástica e Forma

Confira 3 receitas saudáveis e quentinhas para saborear no frio.

Atualizado: Ago 7

Aproveite as temperaturas mais baixas de forma saudável e inove no cardápio


Com a chegada da frente fria no Brasil, a Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, preparou um cardápio com opções quentinhas e nutritivas, para aproveitar o clima mais ameno de forma saudável e saborosa com opções leves de sopa, massa e moqueca. Confira:


Sopa de lentilha - (Divulgação)

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 tomate picado e sem semente 1 xícara (chá) de vagem 1 cenoura 4 inhames 5 xícaras (chá) de água 1/2 de cheiro verde 1/2 colher (chá) de sal 230 g de lentilha

Modo de preparo:

Em uma panela despeje o azeite com a cebola e deixe no fogo até a cebola começar a ficar transparente, em seguida acrescente o alho picado e o tomate. Quando o tomate começar a derreter, junte a cenoura e o inhame picados, além do sal, cheiro verde e a lentilha, e deixe cozinhar por 30 minutos. Depois basta servir.


Nhoque de mandioquinha com biomassa de banana-verde (Divulgação)

Massa: 1/4 xícara (chá) de manteiga 1 colher (sopa) de gengibre ralado 50g de biomassa de banana-verde 1 colher (sopa) de chia Queijo de cabra a gosto Noz moscada e sal a gosto

Molho: 3 tomates sem pele e semente 1/2 cebola picada 2 colheres (sopa) de azeite 3 folhas de louro

Azeite Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Cozinhe as mandioquinhas em pedaços grandes com pouco sal. Faça um purê e acrescente a biomassa. Em fogo baixo, adicione, aos poucos, o amido de milho dissolvendo na água até que solte da panela. Acrescente o sal, pimenta, noz moscada e a chia. Espere esfriar e molde. Para o molho, pique os tomates e, em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o tomate e refogue. Tempere com sal, pimenta e bata até ter textura. Depois volte para o fogo, mantenha aquecido e acrescente o louro. Cubra o nhoque com o molho e sirva.

Moqueca de pupunha com banana da terra (Divulgação)

Ingredientes: 1 cebola média 1 colher de sopa de pimentão vermelho 2 dentes de alho 2 colheres de sopa de azeite 3 colheres de sopa de azeite de dendê 2 xícaras de caldo de legumes 200ml de leite de coco 1 colher de sopa de suco de limão 300g palmito in natura Pimenta e o sal a gosto 1/2 xícara de tomate cereja 2 bananas da terra bem maduras 1/2 de xícara de coentro Modo de preparo:

Comece refogando a cebola média, o pimentão em cubos pequenos e o alho amassado junto com o azeite. Em seguida, quando a cebola estiver bem macia, adicione o caldo de legumes, o azeite de dendê, o leite de coco, o suco de limão e o palmito cortado em rodelas grandes. Então, em fogo baixo deixe essa mistura encorpar e o palmito ficar bem macio. Acerte a pimenta e o sal. Finalize adicionando o tomate cereja cortado ao meio, as bananas da terra em rodelas e metade da quantidade de coentro. Logo após, deixe cozinhar mais um pouco para a banana ficar macia. Na hora de servir adicione o restante do coentro fresco.




Clique para saber mais