top of page
  • Foto do escritorPlástica e Forma

Bulking e cutting: as diferenças entre as dietas e entenda como funcionam.

Atualizado: 27 de mai.


Dra. Ana Luisa Vilela


O “bulking” é um termo derivado do inglês “bulk“, que significa “volume” ou “massa” e faz menção ao processo de ganho de massa muscular através da alimentação por excedente calórico controlado e um programa de treinamento específico. Já o “cutting” é o processo contrário, de redução do peso, especialmente de gordura corporal também feito através da alimentação.


O termo é derivado do inglês “cut“, que significa “cortar“ e durante a fase de ‘cutting’, o foco está em reduzir o percentual de gordura corporal, mantendo a massa muscular conquistada durante o ‘bulking'”. 


A médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento da capital paulista, explica que apesar dessas estratégias serem mais comuns em atletas, estão sendo cada vez mais utilizadas e benéficas para praticantes de exercícios físicos em geral, uma vez que elas ajustam a composição corporal de acordo com seus objetivos específicos - seja ganho de massa muscular ou redução de gordura. 


No bulking há um superávit calórico no qual o paciente ingere mais calorias do que são gastas durante o dia para promover o ganho de massa muscular. Além disso, apesar do consumo de proteína ser peça fundamental é preciso ainda haver a ingestão de outros nutrientes importantes para o processo, como carboidratos complexos, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais e intensificar o treino de força com progressão de carga para estimular a hipertrofia muscular. 


No cutting o foco é a perda de gordura e a manutenção da massa muscular, para isso é preciso reduzir a quantidade de calorias ingeridas na alimentação para que seja consumida menos energia do que é gasto ao longo do dia, manter os treinos para preservar a massa muscular. 


“Seja qual for o objetivo de quem adere a qualquer uma das estratégias, é preciso que sejam feitas de maneira personalizada e acompanhada”, finaliza a médica. 



FONTE: Dra. Ana Luisa Vilela - CRM 125207


Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência Portuguesa de São Paulo) e pós graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP.


Atualmente, dedica-se à frente da sua clínica especializada em emagrecimento, para melhorar a autoestima de seus pacientes com sobrepeso com tratamentos personalizados que aliam beleza e saúde.

draanaluisavilela

Comments


bottom of page