- Revista Plástica e Forma
Aprenda a se proteger da violência doméstica na quarentena.
Atualizado: 7 de Abr de 2020

Aprenda a se proteger da violência doméstica na quarentena
Por Josiane Selma
No país em que 7 a cada 10 vítimas de feminicídio são mortas dentro de casa, permanecer segura no próprio lar é mais um desafio do isolamento.
Segundo Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, denúncias de violência doméstica aumentaram 17% no Brasil após decreto de quarentena para conter coronavírus.
Ele não é capaz de matar?
Quantas mulheres acreditaram que o parceiro jamais seria capaz de tirar a vida delas e hoje já não vivem mais?
Plano de segurança
Todos os dias escutamos a mesma notícia, mais um caso de feminicídio.
É importante ter um plano para os momentos em que o agressor se torne violento:
- Ter uma lista anotada e escondida com o número de telefones de pessoas para entrar em contato em casos de emergência, assim como o número da polícia e outros órgãos de ajuda, importante caso tenha que usar o telefone de outra pessoa. Compartilhe também com seus filhos.
- Ter um código de segurança para informar que está em situação de emergência e precisa de auxilio é muito importante. Este código deve ser algo que seus vizinhos, amigos ou parentes tenham conhecimento e informem às autoridades imediatamente que você está em perigo.
- Caso tenha filhos é importante procurar ajuda de advogados, ou organização de ajuda a vítima de violência para saber como proceder sobre levá-las com você em situação de perigo.
- Tente manter uma pequena quantia em dinheiro com você o tempo todo, caso sofra de dependência financeira procure familiares ou amigos.
- Esteja preparada para deixar a casa em uma situação de emergência.
Trecho do meu livro – Relacionamento Abusivo – Guia prático para reconhecer e se libertar
Siga a Psicóloga no Insta e acompanhe os artigos atuais
@psicologiadarelacao