• Revista Plástica e Forma

Alimentação para diabéticos: 7 dicas indispensáveis no controle da doença.


Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Brasil conta com cerca de 12 milhões de diabéticos atualmente. Isso mostra a importância de um tratamento constante. Além disso, a alimentação para diabéticos é um fator primordial no controle da doença. Além de uma vida regrada, com constante suporte de especialistas, a alimentação é preponderante para o controle da saúde, pois a diabetes é uma doença que necessita de uma mudança no estilo de vida, principalmente no que se refere à dieta.


Portanto, neste artigo, forneceremos algumas dicas de alimentação para diabéticos. Afinal, um bom hábito alimentar é o primeiro passo rumo a um estilo de vida saudável. Continue a leitura!

Entendendo a diabetes:


Diabetes é uma síndrome metabólica, caracterizada pela quantidade excessiva de glicose no sangue do indivíduo. Isso pode ocorrer alguns motivos:

  • O pâncreas é incapaz de produzir a quantidade necessária de insulina que o organismo necessita, para metabolizar a glicose e fornecer energia às células;

  • O corpo não responde corretamente à insulina, o que é chamado de resistência insulínica.

A saber, há três tipos de diabetes: o tipo 1 acontece quando o corpo não produz insulina. Contudo, o tipo 2, é caracterizado quando o corpo não regula adequadamente a sua produção.

Além disso, pode ocorrer a diabetes gestacional, que como o nome sugere, acontece durante a gravidez, e é causada por uma disfunção na produção de insulina no corpo.


7 dicas de alimentação para diabéticos:


1. Legumes e verduras


Legumes e verduras são ricos em diversos tipos de nutrientes, como vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes, porém nem todos os legumes são recomendados, pois alguns contém alto índice glicêmico.


Veja, a seguir, boas recomendações:

  • Espinafre;

  • Quiabo;

  • Couve;

  • Brócolis;

  • Acelga;

  • Tomate;

  • Pepino.

2. Leguminosas


Inegavelmente, alimentos típicos brasileiros, como o feijão, lentilha e grão-de-bico, são ótimas opções para incluir na dieta do portador de diabetes. Afinal, ajudam a evitar as oscilações nos níveis de glicose e são riquíssimos em antioxidantes, fibras solúveis, proteínas e vitaminas.


3. Gorduras saudáveis


Gorduras saudáveis são essenciais para a energia do organismo e na produção de hormônios. Por isso, é altamente recomendável que se invista em alimentos ricos em ômega 3 e que possuam ácidos graxos, como:

  • Abacates;

  • Amêndoas;

  • Nozes;

  • Azeite de oliva;

  • Castanhas;

  • Óleo de coco.

4. Aveia


A aveia possui diversos benefícios, entre eles a fibra solúvel chamada de beta-glucana, que evita os picos de açúcar no sangue e aprimora a sensibilidade à insulina.

Além disso, a aveia pode ser facilmente misturada com outros alimentos, como frutas, saladas e massas.


5. Grãos integrais


Grãos como chia, linhaça e quinoa são ótimos pedidos para quem busca uma dieta equilibrada. Ademais, auxiliam no controle das taxas glicêmicas e contribuem para a estabilidade do peso.


6. Maçã


Não são todas as frutas indicadas para diabéticos, devido ao alto teor de açúcar. Contudo, uma opção muito indicada é a maçã, por possuir a fibra pectina, que auxilia no controle da glicemia e reduz o mau colesterol.

Além disso, a maçã possui baixos níveis de índice glicêmico.


7. Batata-doce


Muito querida pelos praticantes de atividades físicas, a batata-doce é um tubérculo que possui baixo índice glicêmico, pois os carboidratos são absorvidos lentamente pelo organismo, auxiliando no controle da doença.

Por fim, esperamos que este artigo tenha fornecido dicas importantes sobre alimentação para diabéticos. Afinal, apesar de ser uma doença crônica, a diabetes pode ser muito bem controlado a partir de uma alimentação nutritiva e um estilo de vida saudável.


Instagram - @emporiomagistral

www.emporiomagistral.com.br




CONTATE-NOS
 

CURTA E COMPARTILHE

CONTATO

©  2017 Todos Direitos Reservados - Revista Plástica & Forma Online